Topo

Papel em "O Vendedor de Passados" é um dos mais difíceis de sua carreira, diz Alinne Moraes

A atriz Alinne Moraes durante a entrevista coletiva do filme "O Vendedor de Passados", em Paulínia (16/1/12) - Divulgação
A atriz Alinne Moraes durante a entrevista coletiva do filme "O Vendedor de Passados", em Paulínia (16/1/12) Imagem: Divulgação

Taís Toti

Do UOL, em Paulínia (SP)

17/01/2012 07h00

Começam esta semana, em Paulínia, as filmagens de "O Vendedor de Passados", novo filme de Lulla Buarque de Hollanda. No longa, Lázaro Ramos usa fotos, vídeos e imaginação para criar um passado para a misteriosa personagem de Alinne Moraes.

Alinne interpreta uma mulher que precisa de um novo passado e contrata um profissional, vivido por Lázaro Ramos. A atriz conta que o papel de Clara é um dos mais difíceis que já lhe ofereceram. "Ela evita contar sua história e deixa isso nas mãos do Vicente [Lázaro]. Por ser muito misteriosa, não tem parâmetro, não tem no que me basear, tudo é possível. Isso dificulta as escolhas na criação do personagem. Todo mundo se refere à tetraplégica [Luciana, de "Viver a Vida"], mas foi uma das mais fáceis".

História de gente comum
A trama, que envolve até um cirurgião plástico, para que a transformação da cliente seja também física, parece ficção científica, mas o diretor garante que "O Vendedor de Passados" é uma história de pessoas comuns.

"Fizemos muito filme de favela e queríamos fazer um filme que falasse do nosso universo. É um filme contemporâneo, falamos sobre relações amorosas, o que é se apaixonar ou não abrir seu coração", diz Lula.

O ator Odilon Wagner, que interpreta o cirurgião plástico Jairo, acredita que o público vai se identificar com a "história de gente comum". "O cinema brasileiro carece de roteiros originais. O grande mérito desse roteiro é que é uma história bem-contada", diz.

Isabel Muniz assina o roteiro, livremente inspirado no romance homônimo do escritor José Eduardo Agualusa sobre a burguesia angolana que tinha dinheiro, mas não um bom passado. "Usamos o arquétipo do personagem", diz Lula.

Brilho eterno
A decisão de apagar o passado já foi explorada em filmes como "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", e Lula assume um diálogo com a obra de Michel Gondry, mas a produtora Eliana Soarez esclarece a diferença: "Nesse filme, a pessoa ainda tem consciência de seu passado real".

"O Vendedor de Passados", que também tem Maiana Neiva no elenco, deve estrear no fim de 2012.