Topo

Robert Downey Jr. diz que já participou de filmes de arte que não eram tão bons e as pessoas eram "meio estúpidas"

O ator Robert Downey Jr. durante a pré-estreia de "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras", no Rio de Janeiro (9/1/12) - AgNews
O ator Robert Downey Jr. durante a pré-estreia de "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras", no Rio de Janeiro (9/1/12) Imagem: AgNews

Natalia Engler

Do UOL, no Rio*

18/01/2012 07h00

Durante sua rápida visita ao Rio de Janeiro para divulgar o filme “Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras”, Robert Downey Jr. também falou sobre o status de “herói de ação” que adquiriu depois do sucesso de “Homem de Ferro” e “Sherlock Holmes” – a despeito de papéis mais “cults”, como “Chaplin” (1992) – e demonstrou não temer uma carreira mais comercial.


“Em primeiro lugar, filmes assim são viáveis economicamente, vão bem e as pessoas gostam. Mas eu não me vejo estritamente nestes termos. Tenho um histórico bastante longo fazendo outras coisas. Mas é engraçado. Tenho 46 anos e estou tendo essa experiência juvenil no momento”, comenta.

Downey Jr. diz que o tipo de filme que lhe dá prazer tem menos a ver com o tamanho da produção do que com como o processo é encaminhado.

“Os filmes que realmente dão prazer são aqueles em que você tem uma boa relação com seus colegas. Já participei de filmes pequenos em que as pessoas dizem 'Isso é um filme de arte, é sobre pessoas', e, na verdade, não é tão bom, as pessoas são meio estúpidas... E participei de grandes produções que foram tratadas de uma maneira bem experimental. Acho que é uma combinação das duas coisas. Gosto da ideia de uma abordagem independente para um grande filme”.

Assista ao vídeo da entrevista.

ROBERT DOWNEY JR. FALA SOBRE SER HERÓI DE AÇÃO E OS FILMES QUE GOSTA DE FAZER


* A jornalista viajou a convite da Warner Bros.