Topo

Saiba quais são as apostas para o Oscar 2012

Da esquerda para a direita, "A Invenção de Hugo Cabret", "Meia Noite em Paris", "Tudo pelo Poder" e "Millenium: Os Homens que não Amavam As Mulheres", são alguns dos favoritos ao Oscar 2012 - Fotomontagem/UOL
Da esquerda para a direita, "A Invenção de Hugo Cabret", "Meia Noite em Paris", "Tudo pelo Poder" e "Millenium: Os Homens que não Amavam As Mulheres", são alguns dos favoritos ao Oscar 2012 Imagem: Fotomontagem/UOL

Ana Maria Baiana

Do UOL, em Los Angeles

23/01/2012 07h07

Existe um modo razoavelmente seguro de prever os nomes e títulos que serão anunciados na manhã de terça feira, na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, como indicados ao Oscar 2012.

O fundamento está nas indicações para o Globo de Ouro, divugadas lá em meados de dezembro: porque os 90 integrantes da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em Hollywood (na qual me incluo) por dever de ofício, tem de assistir os 400 e tantos filmes que, ao longo do ano, se habilitam aos prêmios, acabamos fazendo uma pré-seleção dos títulos e desempenhos que realmente valem a pena a cada temporada. E desde que os Oscars abriram a categoria “melhor filme” para até 10 títulos, eles se aproximaram ainda mais dos Globos, que automaticamente, há anos, indicam 10 filmes, 5 para comédia ou musical, 5 para drama.

O próximo passo é comparar essa primeira seleção com os indicados aos prêmios das Associações de classe. Nenhum outro prêmio desta época tem impacto direto sobre os Oscars como os das Guildas, as entidades que representam os interesses dos diversos grupos profissionais do cinema. Listas de associações de críticos são interessantes para os fãs, mas ocupam um mundo distante do dia a dia de fazer cinema que é a base das escolhas da Academia. As Guildas, por outro lado, tem integrantes que, em grande parte, são também votantes do Oscar.

Na categoria melhor filme o grande indicador é o prêmio da Producers  Guild of America, a entidade de classe dos produtores. Comparando as listas dos Globos com a da PGA, podemos antecipar, entre os indicados deste ano, O Artista, Os Descendentes,  Histórias Cruzadas, Meia Noite em Paris, Moneyball, Cavalo de Guerra, Missão Madrinha de Casamento, A Invenção de Hugo Cabret e Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

Uma olhada na lista de indicados da Directors Guild of America  vai adiante e mostra não apenas quem deve aparecer na lista de diretores indicados mas também quais filmes já tem vantagem sobre os demais. Ao contrário dos Globos, os Oscars costumam dar filme e diretor (e frequentemente roteiro) para o mesmo título. Isso o  destaca imediatamente Os Descendentes ( Alexander Payne indicado pela DGA e pela Writers Guild como roteiro adaptado); Meia Noite em Paris (Woody Allen indicado pela DGA e pela Writers Guild como roteiro original); Homens Que Não Amavam as Mulheres (David Fincher indicado pela DGA, indicado pela WGA como roteiro adaptado) e Hugo ( Martin Scorsese indicado pela DGA, escolhido pela WGA como roteiro adaptado).

Também tem vantagem O Artista ( Michel Hazanavicius indicado pela DGA), Missão Dama de Casamento (indicado pela WGA como roteiro original), Histórias Cruzadas e Moneyball (indicados por roteiro adaptado pela WGA). Ou seja, Cavalo de Guerra, embora seja presença mais que provável entre os indicados a melhor filme, não deve ir muito adiante disso.

As escolhas da Screen Actors Guild e dos Globis também reforçam a dianteira de alguns títulos: Os Descendentes, que deve emplacar também no Oscar a indicação para melhor ator para George Clooney e  atriz coadjuvante para Shailene Woodley ; O Artista, que vai render indicações para o ator Jean Dujardin e a atriz coadjuvante Bérénice Bejo; Histórias Cruzadas, que deve aparecer com indicações também para a atriz principal Viola Davis e as coadjuvantes Octavia Spencer e Jessica Chastain; Moneyball, que pode indicar Brad Pitt como ator principal e Jonah Hill como coadjuvante) e Missão Madrinha de Casamento, possível de indicar Melissa McCarthy como atriz coadjuvante e Kristen Wiig como protagonista,

Usando como base as escolhas de Globos e da Screen Actors Guild, outros atores que podem aparecer entre os indicados da Academia incluem Meryl Streep (Dama de Ferro), Glenn Close e Janet McTeer (Albert Nobbs, protagonista e coadjuvante), Michelle Williams  e Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn, protagonista e coadjuvante), Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre Kevin) e Charlize Theron (Young Adult), Leonardo di Caprio e Armie Hammer  (protagonista e coadjuvante, J. Edgar ),  Ryan Gosling por Tudo pelo Poder, Christopher Plummer por Beginners e Albert Brooks por Drive.

Surpresas possíveis incluem a aparição de Michael Fassbender, Demián Bechir e Ryan Gosling entre os atores por Shame, A Better Life e Drive, respectivamente; Rooney Mara entre as melhors atrizes por Homens que Não Amavam as Mulheres; Alan Rickman entre os coadjuvantes por Harry Potter e as Reliquias da Morte parte II; Nick Nolte como coadjuvante por Warrior e Joseph Gordon-Levitt como ator por 50/50 ( que foi indicado pela WGA como roteiro original).

Na categoria filme estrangeiro, a Academia já limitou suas escolhas com a lista dos nove pré-finalistas. Entre eles, é certa a inclusão do franco favorito A Separação, do Irã, com grandes chances também para In Darkness, da Polônia, Footnote, de Israel , Pina, da Alemanha e Monsieur Lazhar, do Canadá.

Veja quais são os filmes favoritos no Oscar 2012

 FILMECATEGORIAS
"O Artista"filme, diretor, roteiro original, ator, atriz coadjuvante, fotografia, música
"Os Descendentes"filme, diretor, roteiro adaptado, ator, atriz coadjuvante, figurino
"A Invenção de Hugo Cabret"filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, figurino
"Moneyball"filme, roteiro, ator, ator coadjuvante
"Histórias Cruzadas"filme, roteiro adaptado, atriz, atriz coadjuvante, figurino, canção
"Meia Noite em Paris"filme, diretor, roteiro original
"Missão Madrinha de Casamento"filme, roteiro original, atriz, atriz coadjuvante
"Millenium: Homens Que Não Amavam as Mulheres"filme, diretor, roteiro adaptado, atriz, fotografia, figurino, trilha
"Tudo pelo Poder"filme, ator
"Cavalo de Guerra"filme, diretor, trilha