Topo

Oscar fica de novo sem um "Big 5"

Cenas dos filmes "A Invenção de Hugo Cabret", "O Artista" e "Os Descendentes", indicados ao Oscar 2012 - Montagem/UOL
Cenas dos filmes "A Invenção de Hugo Cabret", "O Artista" e "Os Descendentes", indicados ao Oscar 2012 Imagem: Montagem/UOL

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

26/01/2012 07h00

Se não é possível apontar ainda quem será o filme mais premiado do Oscar 2012 no dia 26 de fevereiro, já é certo que nenhum deles ganhará o "Big 5" - como são conhecido os cinco principais prêmios da Academia (filme, direção, roteiro, ator e atriz).


Na tradição do prêmio mais importante da indústria americana de cinema, o “Big 5” pode ser comparado ao Grand Slam do tênis ou à Tríplice Coroa do surfe. São as categorias artísticas da premiação, ou seja, aquelas consideradas as mais importantes pela comunidade de votantes.

Filme mais premiado da temporada e segundo com mais indicações (dez), "O Artista" foi o longa que chegou mais perto. A produção concorre nas categorias filme, direção (Michel Hazanavicius), ator (Jean Dujardin) e roteiro original. No lugar de atriz, ficou com a indicação de coadjuvante, para Bérénice Bejo.

Campeão de indicações, com 11, "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, não teve ninguém do seu elenco entre os finalistas do ano.

Apenas três filmes na história do Oscar conquistaram o "Big 5": "Aconteceu Naquela Noite" (1934), de Frank Capra, "Um Estranho no Ninho" (1975), de Milos Forman, e "O Silêncio dos Inocentes" (1991), de Jonathan Demme, que premiou os atores Anthony Hopkins e Jodie Foster.

VEJA OS FILMES QUE CONQUISTARAM O "BIG 5" NO OSCAR

ANOFILMEDIRETORATORATRIZROTEIRO
1934"Aconteceu Naquela Noite"Frank CapraClark GableClaudette ColbertRobert Riskin (adaptado)
1975"Um Estranho no Ninho"Milos FormanJack NicholsonLouise FletcherLawrence Hauben e Bo Goldman (adaptado)
1991"O Silêncio dos Inocentes"Jonathan DemmeAnthony HopkinsJodie FosterTed Tally (adaptado)


Nas últimas edições, quem mais se aproximou do feito foi "Menina de Ouro" (2004), de Clint Eastwood. O drama saiu da festa com os prêmios de melhor filme, direção (Eastwood) e atriz (Hilary Swank). Mas perdeu as estatuetas de ator (o próprio Eastwood) e roteiro adaptado.