Topo

Denzel Washington vive piloto alcoólatra em novo filme do diretor de "Náufrago"

Denzel Washington em cena do filme "Safe House" - Divulgação
Denzel Washington em cena do filme "Safe House" Imagem: Divulgação

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Angeles

30/01/2012 21h28

Doze anos depois de "Náufrago", Robert Zemeckis vai voltar a dirigir um filme convencional, sem captura de desempenho - e Denzel Washington será a estrela.

"Flight", que terminou de ser filmado em dezembro em Atlanta e está atualmente em fase de pós-produção, conta o drama de um piloto com problemas de alcoolismo, que se vê numa situação de vida ou morte quando seu avião começa a apresentar sérios problemas mecânicos, em pleno voo.

“Aceitei o projeto, em primeiro lugar, porque meu agente, Ed Limato, que era um amigo e faleceu recentemente, queria que eu fizesse esse filme. Aceitei em homenagem a ele, mas também porque eu sei que é um projeto intensamente pessoal de Bob [Zemeckis], um drama sombrio como há algum tempo não faço”, diz Washington.

A conexão entre a história do piloto “brilhante, mas que caiu num abismo que, na verdade, é muito acessível no universo da aviação” e o diretor de "Náufrago" e "Forrest Gump" é tão complexa quanto o drama do filme. “Creio que não estou sendo demasiadamente indiscreto dizendo que Bob não bebe há 14 anos”, Washington explica. “E que isso é uma tremenda vitória para ele depois de anos de luta contra um sério problema de alcoolismo, o que torna este filme muito caro ao seu coração. Além disso, Bob adora aviões e é ele mesmo um ótimo piloto. Por isso a experiência de trabalhar em 'Flight' foi tão especial.”

"Flight" tem lançamento previsto para o final deste ano, mas antes disso, no dia 10 de fevereiro, Denzel terá outro filme nas telas - o thriller de ação Safe House, outro projeto que Ed Limato insistia para que ele fizesse. Dirigido pelo chileno radicado na Suécia Daniel Espinosa (responsável pelo maior sucesso de bilheteria da Escandinávia, "Snabba Cash"), "Safe House" transforma Denzel numa espécie de Jason Bourne mais maduro, um ex-agente da CIA que se transformou numa ameaça a todos os grandes serviços de espionagem.

Washington tem orgulho de dizer que, depois de um preparo intensivo de seis meses, fez todas as suas cenas de luta e ação (e luta e ação não param nunca em "Safe House"), encarando sem temor seus companheiros mais jovens de elenco, principalmente Ryan Reynolds, para quem não mede elogios - “um grande ator, sério, super profissional e dedicado”.

Safe House foi escrito, inicialmente, para se passar em Buenos Aires, mas acabou, por vários motivos, sendo rodado na Cidade do Cabo, África do Sul, para alegria de Washington. “Não queria repetir o clima de 'Chamas da Vingança', que se passava na América Latina, e queria voltar à África do Sul, que adoro. A Cidade do Cabo é linda e a savana e os vinhedos em volta são espetaculares.”