Topo

Em Berlim, Werner Herzog volta ao tema da pena de morte com o impressionante "Death Row"

O cineasta Werner Herzog entrevista um detento para o filme "Death Row"  - Divulgação
O cineasta Werner Herzog entrevista um detento para o filme "Death Row" Imagem: Divulgação

Alessandro Giannini

Enviado especial a Berlim

08/02/2012 22h05

Depois do longa-metragem "Into the Abyss", o cineasta alemão Werner Herzog volta ao tema da pena de morte com o documentário em quatro partes "Death Row" (literalmente, corredor da morte). Na série, que será exibida na televisão americana em um dos canais Discovery, Herzog perfila cinco condenados à pena capital nos Estados Unidos.

Exibido nesta quarta (8) para os jornalistas que cobrem o Festival de Berlim 2012, o documentário em quatro partes integra a mostra paralela Berlinale Special. A sessão inaugural de gala do festival alemão será nesta quinta (9), com a exibição de "Les Adieux a la Reine", com Léa Seydoux, Xavier Beauvois e Diane Kruger.


Cada um desses retratos começa com um plano sequência que mostra o caminho para a câmara da morte, onde o indivíduo condenado receberá a injeção letal. Enquanto isso, Herzog narra em off que ele é contra a pena de morte.

Embora não apareça em cena, o cineasta não se furta a uma linha de questionamento inquisitiva e, quando acha oportuno, intervém para deixar clara sua intenção de apenas examinar o que produz no ser humano a iminência da morte. No primeiro retrato, de James Barnes, o diretor chega a dizer ao entrevistado que não necessariamente precisa gostar ou ser simpático a ele.

RETRATO DE LINDA CARTYRETRATO DE GEORGE RIVAS, JOSÉ GARCIARETRATO DE HANK SKINNERRETRATO DE JAMES BARNES
Linda Carty é negra e tem as nacionalidades americanas e britânica. Ela foi condenada à morte pelo assassinato de Joana Rodrigues, 25 anos, a fim de raptar o filho de 3 dias de idade dela. Três cúmplices sequestraram Joana e a deixaram morrer sufocada. Carty, que se acredita ser a mandante do sequestro, mas que estava ausente durante o crime, foi a única condenada à morte.Em dezembro de 2000, o grupo conhecido como "Os Sete do Texas" conseguiu uma espetacular fuga da Unidade John B. Connelly, uma prisão de segurança máxima texana. Rivas estava cumprindo quinze penas de prisão perpétua. José Garcia tinha sido condenado a uma única pena de 50 anos.Até o momento, Skinner alega ser inocente do assassinato de sua namorada e seus dois filhos crescidos, dizendo que no momento do assassinato ele estava deitado no sofá, drogado até os fios de cabelo. Apenas 35 minutos antes de morrer, ele recebe uma ordem de suspensão da execução em razão de novas provas.Em 1988, James Barnes subiu em um prédio de apartamentos em Melbourne, Flórida, com a firme intenção de estuprar Patricia Patsy Miller. Após o estupro, ele a matou. Quando ele finalmente foi indiciado por este crime, Barnes já estava cumprindo uma sentença de prisão por ter estrangulado uma mulher. Mas é só quando se vê no corredor da morte que ele admite ter cometido outros assassinatos.