Filmes e séries

Festival de Berlim 2012 começa nesta quinta (9), com cinco representantes brasileiros

Divulgação
Cena de "Les Adieux à La Reine", de Benoit Jacquot, que abre o Festival de Berlim 2012 Imagem: Divulgação

Alessandro Giannini

Do UOL, em São Paulo

Com 23 filmes na mostra competitiva, a 62ª edição do Festival de Berlim começa nesta quinta-feira (9), com a exibição de "Les Adieux à La Reine", do francês Benoit Jacquot. O filme traz Léa Seydoux, um dos rostos emergentes do cinema na França, no papel de uma das amas de Maria Antonieta. É por meio do olhar dessa personagem, responsável por ler livros para a monarca, que o espectador acompanha a escalada da Revolução. Seydoux está também em "L'Enfant en Haut", outro concorrente ao prêmio máximo do festival, no qual contracena com Gillian Anderson, de "Arquivo X".


O Brasil está presente no festival com três longas-metragens e dois curtas. Na competição, "Tabu" é uma coprodução portuguesa e brasileira que conta a história de um casal de amantes, sob o ponto de vista do parceiro masculino. Na mostra paralela Panorama, "Xingu", de Cao Hamburger, mostra a saga dos irmãos Villas-Boas no Parque Nacional que ajudaram a fundar, enquanto o documentário "Olhe pra Mim de Novo", de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, investiga o comportamento de pessoas que fogem à tríade heterossexual, homossexual e bissexual. O curta "Licuri Surf", de Huile Martins, representa o país na competição do formato e acompanha os índios surfistas e suas incursões por praias sem ondas. No mesmo formato "L", de Thais Fujinaga, é o representante brasileiro na competição paralela Geração Kplus, que foca em produções voltadas para o público infanto-juvenil.
 
Dos filmes selecionados para a competição, 18 disputam os Ursos de Ouro e Prata. Além disso, 19 filmes vão comemorar a estreia mundial. As exibições especiais de "A Toda Prova", de Steven Soderbergh, e "A Dama de Ferro", com Meryl Streep, homenageada do evento, no Berlinale Palast completam o programa. "Os temas dos filmes em competição giram em torno de mudanças radicais e partidas", diz diretor do festival, Dieter Kosslick. "Transformam as perspectivas, apresentando História e histórias do ponto de vista das pessoas envolvidas."

 

 
Além de Brasil, estão representados no festival produções de Canadá, Dinamarca, República Tcheca, Alemanha, China, França, Grécia, Grã-Bretanha, Hong Kong, Hungria, Indonésia, Itália, Irlanda, Noruega, Filipinas, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Senegal, Espanha e EUA.
 
Com Mike Leigh na presidência, o júri internacional decide para quem vão os Ursos de Prata e Ouro, além do Prêmio Alfred Bauer, na mostra competitiva. Os outros integrantes do júri são o holandês Anton Corbijn, o cineasta iraniano Asghar Farhadi, a atriz francesa Charlotte Gainsbourg, o ator americano Jake Gyllenhaal, o cineasta francês François Ozon, o escritor argelino Boualem Sansal e a atriz alemã Barbara Sukowa.
 
Como no ano passado, o vencedor do Urso de Ouro será exibido após a cerimônia de premiação, em 18 de fevereiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Roberto Sadovski
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
redetv
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
Cinema
redetv
redetv
redetv
redetv
Blog do Nilson Xavier
do UOL
Reuters
EFE
AFP
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Da Redação
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Topo