Filme de Cao Hamburger produzido por Fernando Meirelles estreia em Berlim neste sábado (11)
Um dos cinco representantes brasileiros na programação do Festival de Berlim 2012, "Xingu", de Cao Hamburger, terá sua primeira exibição no evento alemão neste sábado (11), às 14h30 (horário local; 17h30 no horário de Brasília). O longa é um dos integrantes da lista de selecionados para a sessão Panorama, mostra paralela e não-competitiva do festival.
O filme, que tem produção de Fernando Meirelles e foi exibido pela primeira vez em novembro de 2011, no Amazonas Film Festival, em Manaus, acompanha a trajetória dos irmãos Villas-Bôas. Na década de 1940, Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas (Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat, respectivamente) juntaram-se às expedições organizadas pelo governo brasileiro para desbravar o interior do país. Eles acabaram tendo suas vidas transformadas pelo contato com tribos indígenas que encontraram pelo caminho e tiverem papel importante na criação do Parque Nacional do Xingu.
Em entrevista ao UOL no início de janeiro, quando a participação do filme no Festival de Berlim foi anunciada, o diretor Cao Hamburger contou que não houve muita surpresa na escolha. "Eles convidaram o filme e ficou apenas uma questão de se iria para o Panorama ou para a mostra competitiva. Disseram que resolveram pelo Panorama porque o line-up tem mais a ver. Recebemos o convite final um pouco antes do Réveillon e pediram para não divulgarmos nada até o anúncio oficial”, disse o diretor.
Cao espera que Berlim vá definir os rumos da carreira internacional de “Xingu”. "Em Berlim também vamos participar do Mercado [Mercado Europeu de Cinema, evento de negócios que ocorre dentro do festival]. A expectativa é de conseguir distribuir o filme em vários países”, contou Cao. “Xingu” tem estreia nacional prevista para abril.
A pesar de não concorrer aos prêmios principais de Berlim, “Xingu” e as outras produções exibidas na mostra Panorama ainda podem receber o prêmio do público e premiações como as da Federação Internacional de Críticos de Cinema e da Confederação Internacional de Cinemas de Arte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.