Topo

Produtora brasileira vende animação para adultos em Berlim

Cena da animação brasileira "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi - Divlgação
Cena da animação brasileira "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi Imagem: Divlgação

Do UOL, em Berlim

15/02/2012 20h49

Coprodutora brasileira de "Tabu", que concorre aos Ursos de Ouro e Prata no Festival de Berlim, a Gullane Filmes também está ativa no European Film Market (EFM), que se realiza paralelamente à Berlinale. Nesta terça (14), o produtor Fabiano Gullane lançou no mercado internacional o longa-metragem de animação "Uma História de Amor e Fúria".

Vendido como um desenho animado para plateias adultas, com o título internacional de "Rio 2096", o filme centra foco em quatro datas fundamentais da história brasileira: 1500, quando o país foi descoberto pelos portugueses; 1800, no auge da escravatura; 1970, ponto alto da ditadura, e 2096, no futuro próximo.

"A história normalmente é escrita pelos vencedores", disse Gullane à revista americana "Variety". "No filme, ela será contada do ponto de vista dos perdedores."

Primeiro longa-metragem do roteirista Luiz Bolognesi ("Bicho de Sete Cabeças") na direção, "Uma História de Amor e Fúria" está sendo feito pelo processo tradicional de animação e ainda se encontra em fase de produção no Brasil.

Gullane falou também de outros investimentos da produtora na animação. Com a RioFilmes, eles produzirão "Peixonautas - O Filme", inspirado na série de desenhos animados para a TV, e "Tarsilinha" - ambos em 3D.