Topo

Para ator brasileiro de "Tabu", coprodução com Portugal premiada no Festival de Berlim "mexeu com os críticos"

O ator brasileiro Ivo Müller durante a divulgação do filme "Tabu" no Festival de Berlim 2012 (14/2/12) - Gerard Julien/AFP
O ator brasileiro Ivo Müller durante a divulgação do filme "Tabu" no Festival de Berlim 2012 (14/2/12) Imagem: Gerard Julien/AFP

Alessandro Giannini

Do UOL, em Berlim

17/02/2012 22h29

 

A coprodução luso-brasileira "Tabu", dirigida pelo português Miguel Gomes ("Meu Querido Mês de Agosto"), ganhou nesta sexta-feira (17) o prêmio da Federação Internacional da Crítica (Fipresci) no Festival de Berlim 2012. Em uma votação independente, o filme de amor, rodado em preto e branco e ambientado na África colonial, foi eleito o melhor entre os 18 concorrentes ao Urso de Ouro pela entidade internacional que reúne críticos de vários países. A eleição é considerada termômetro da premiação oficial.

O ator brasileiro Ivo Müller, 34 anos, que faz parte do elenco no papel do marido da protagonista na segunda parte da trama, disse ao UOL que ficou feliz e surpreso com a notícia. "Os críticos não foram unânimes após a primeira exibição do filme", disse Müller, que em São Paulo está em cartaz com duas peças, "Doze Homens e Uma Sentença" e o monólogo "Cartas a Um Jovem Poeta". "Foi um bom sinal, porque significa que [o filme] mexeu com eles. Eu estava com o Miguel [Gomes] agora e ele falou que essa é a hora certa para divulgarmos o filme."

Além de levar o prêmio da Fipresci, o filme "Tabu" também aparece como um dos favoritos ao prêmio máximo do festival. No entanto, o júri do Berlinale, presidido pelo diretor britânico Mike Leigh, anunciará o vencedor apenas na noite deste sábado (18).

O Festival de Berlim, que na edição deste ano foi marcado pelo cinema engajado, premiou um filme brasileiro anteriormente. Em 2008, "Tropa de Elite", de José Padilha, surpreendeu o júri e deixou a Berlinale com um Urso de Ouro.