Cinema

Protagonistas de documentários, freira, veterano de guerra e treinador de futebol prestigiarão o Oscar

John Minchillo/AP
O cineasta Michael Moore, que participou de painel com os indicados ao Oscar na categoria de documentário na quarta-feira (22) imagem: John Minchillo/AP

Do UOL, em São Paulo

O tapete vermelho do Oscar, que acontece no domingo (27), vai contar com a presença de três pessoas diferentes das celebridades que costumam frequentar o evento: uma freira, um treinador de futebol e um veterano de guerra. Os três são personagens de documentários que concorrem a prêmios na noite.

Dolores Hart, a freira, é a protagonista do curta-metragem “God is Bigger Than Elvis”. Depois de estrelar filmes com Elvis Presley e George Hamilton, ela deixou Hollywood e entrou para um convento em 1963. A ex-atriz, que já foi ao Oscar três vezes antes de mudar de vida, irá acompanhar as  cineastas Rebecca Cammisa e Julie Anderson durante a cerimônia.

O técnico de futebol americano Bill Courtney, responsável por treinar um time de meninos negros em uma cidade do interior dos Estados Unidos, teve seu cotidiano explorado em “Undefeated” e também deve prestigiar a cerimônia. Outro protagonista esperado é o sargento Nathan Harris, veterano da guerra do Afeganistão cuja transição para voltar a vida normal é mostrada em “Hell and Back Again”.

Em um painel com os diretores indicados nas categorias de documentário que aconteceu na quarta-feira (22), o cineasta Michael Moore incentivou a ideia. “Eu encorajaria vocês a leva-los ao palco”, afirmou. “Sei que vocês foram instruídos para não fazer isso, mas como representante da divisão de documentaristas, eu estarei lá e irei bloquear qualquer segurança que tente impedir vocês”.

Na categoria de documentário, “Undefeated” e “Hell and Back Again” concorrem com "If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front", "Paradise Lost 3: Purgatory” e "Pina". Já nos curtas, “God is Bigger Than Elvis” está ao lado de "The Barber of Birmemgham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement", "Incident in New Baghdad", "Saving Face" e "The Tsunami and the Cherry Blossom".

(Com informações da agência Associated Press)

Topo