Topo

Iraniano "A Separação" fica com o Oscar de melhor filme estrangeiro

Diretor Asghar Farhadi recebe o prêmio de melhor filme em língua estrangeira por "A Separação" (26/2/12) - Robyn Beck/AFP Photo
Diretor Asghar Farhadi recebe o prêmio de melhor filme em língua estrangeira por "A Separação" (26/2/12) Imagem: Robyn Beck/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

26/02/2012 23h07

O vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro foi o iraniano "A Separação", de Asghar Farhadi. O filme já havia levado o Urso de Ouro em Berlim 2011 e o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira. A atriz Sandra Bullock entregou o prêmio a Farhadi.

Apresentação
A cerimônia começou neste domingo, às 22h30, com vídeos que parodiavam os filmes concorrentes, estrelados pelo anfitrião da noite, o comediante Billy Crystal.

"Nada melhor para levar as preocupações para longe da crise econômica do que milionários entregando estátuas de ouro a milionários", foi uma das piadas de abertura de Crystal, antes de começar um número musical sobre cada um dos indicados a melhor filme. Depois de apresentar os dois primeiros prêmios, o comediante fez piadas sobre o nome do teatro que recebe o Oscar, que deixou de ser Kodak Theatre recentemente, e comentou que as pessoas não vão mais ao cinema.