Topo

Filme irlandês ganha Oscar de melhor curta metragem

William Joyce (à esquerda) e Brandon Oldenburg aceitam o Oscar de animação curta-metragem por "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" (27/2/12) - Gary Hershorn/Reuters
William Joyce (à esquerda) e Brandon Oldenburg aceitam o Oscar de animação curta-metragem por "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" (27/2/12) Imagem: Gary Hershorn/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/02/2012 00h40

O irlandês "The Shore", de Terry George e Oorlagh George, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem. Já o prêmio de documentário curta foi para "Saving Face", de Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chemoy, sobre mulheres atacadas com ácido no Paquistão. O Oscar de curta de animação ficou com "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore", de William Joyce e Breon Oldenburg.

Apresentação
A cerimônia começou neste domingo, às 22h30, com vídeos que parodiavam os filmes concorrentes, estrelados pelo anfitrião da noite, o comediante Billy Crystal.

"Nada melhor para levar as preocupações para longe da crise econômica do que milionários entregando estátuas de ouro a milionários", foi uma das piadas de abertura de Crystal, antes de começar um número musical sobre cada um dos indicados a melhor filme. Depois de apresentar os dois primeiros prêmios, o comediante fez piadas sobre o nome do teatro que recebe o Oscar, que deixou de ser Kodak Theatre recentemente, e comentou que as pessoas não vão mais ao cinema.

Depois do prêmio de melhor atriz coadjuvante, Billy Crystal ironizou os testes de audiência que os estúdios fazem para ver como o público responderá a um filme e mostrou o "primeiro teste de audiência" da história, do clássico "O Mágico de Oz". As sugestões incluíam "cortar a música "Somewhere over the Rainbow" e eliminar o personagem de Dorothy.

Depois do prêmio de melhor ator coadjuvante, Crystal fez um número em que "advinhava" o que cada um dos indicados estava presente. Segundo ele, Scorsese estaria dirigindo mentalmente a cerimônia e o cãozinho Uggie, de "O Artista" só pensava "Se fosse meu, eu lamberia, se fosse meu, eu lamberia..."