Topo

"É uma mulher, mas sem aquele 'olhe como eu sou gostosa fazendo cenas de ação'", diz Kate Beckinsale sobre vampira de "Anjos da Noite"

Kate Beckinsale em cena de "Anjos da Noite - O Despertar" - Divulgação
Kate Beckinsale em cena de "Anjos da Noite - O Despertar" Imagem: Divulgação

Eduardo Graça

Do UOL, em Los Angeles

04/03/2012 07h00

Quando a reportagem do UOL conversou com Kate Beckinsale, “Anjos da Noite - O Despertar”, que estreou no Brasil nesta sexta-feira (2), ainda não estava de todo pronto. Os jornalistas puderam ver um trailer, já em 3D, e nada mais. A atmosfera de suspense só aumentou quando a bela inglesa de 38 anos começou a falar da quarta encarnação da história de vampiros e lobisomens, há nove anos levando o público para as salas de cinema afim de descobrir o que acontecerá com Selene, a vampira guerreira vivida por Beckinsale.


Foi no set de “Anjos da Noite”, em 2003, que ela conheceu seu marido, o diretor americano Len Wiseman. Na época, ela era a mãe de Lily, então com quatro anos, fruto de seu relacionamento com o ator galês Michael Sheen, por sua vez o Lucian, líder dos lobisomens no primeiro filme da franquia. Beckinsale, que frequentou a prestigiosa Universidade de Oxford, onde estudou literatura francesa e russa, voltou a trabalhar com o marido este ano no remake de “O Vingador do Futuro”, sucesso nos anos 1990 com Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone. Uma das cenas mais aguardadas é a briga entre sua personagem (a Lori vivida por Stone) e a de Jessica Biel.

Misteriosa, contida, Beckinsale contou um pouco de sua experiência ao reencontrar-se com Selene, de volta a um mundo ainda mais hostil depois de um período de hibernação forçada.

UOL - O trailer é de tirar o fôlego. Você teve muito tempo para se preparar fisicamente?
Kate Beckinsale -
A única atividade física que faço regularmente é ioga. Ou seja, a velocidade é, digamos, um pouco diferente, né? Eu havia terminado um filme com o Mark Wahlberg (“Contrabando”, dia 27 de abril nos cinemas brasileiros) e somente tive dez dias entre uma filmagem e outra. Ou seja, quase tempo nenhum para treinamentos especiais. Mas como eu já havia feito isso anteriormente, estava tranquila até me ver em situações típicas de Jason Bourne e começar a gritar “meu Deus! Eu posso fazer! Eu consigo!” em pleno set (rindo muito).

UOL - O quão diferente foi a experiência desta vez?
Beckinsale -
Para começo de conversa, a direção não era de meu marido, uma grande diferença. Contamos com dois diretores suecos e foi a primeira vez que trabalhei com dois no comando...


UOL - Mas o Len Wiseman é um dos produtores do filme...
Beckinsale -
Sim, mas ele não estava no set o tempo todo, pois já havia começado a preparar o remake de “O Vingador do Futuro”, que é uma superprodução, toda rodada em Toronto, enquanto nós filmávamos em Vancouver, do outro lado do Canadá. Em “Anjos da Noite” ele foi mais presente no início, no desenvolvimento do roteiro.

UOL - O que acontece com a história de Selene e Michael em “Anjos da Noite - O Despertar”?
Beckinsale -
No filme anterior nós terminávamos juntos. Neste eu acordo e ele não está mais lá. Boa parte do filme é centrada na minha busca pelo Michael, em tentar entender o que aconteceu com ele. Scott Speedman não aparece per se no filme, não ao vivo, mas ele está lá, você vai ver. Ele é uma presença misteriosa no filme.

UOL - E o que acontece com a Selene?
Beckinsale -
Ela começa o filme em uma espécie de hibernação, um estado de coma que dura 12 anos. Quando ela volta a si, rapidamente percebe que o mundo mudou muito. Por exemplo, agora os humanos estão atentos em relação a vampiros e lobisomens, vistos como se fossem uma epidemia. Também há vários personagens novos, até porque matamos um bocado de papéis nos filmes anteriores (risos). Uma das mais importantes é a filha de minha personagem, nascida durante o período em que ela estava em coma.

UOL - Este é o primeiro “Anjos da Noite” em 3D. Foi muito diferente a experiência no set?
Beckinsale -
Pensei que seria mais do que foi. Acabei tendo mais tempo para cochilar entre uma cena e outra, pois o set ficou mais complicado tecnicamente. Como as câmeras são um pouco mais temperamentais, acho que há um efeito interessante, de uma certa diminuição de velocidade no filme. O que é estranho são os óculos 3D usados por todos, muito, mas muito parecidos com aqueles óculos de sol terríveis dos anos 1980, com aro branco. Mas adoro filmes que são filmados em 3D, como o nosso, pensado desde o início dentro dos parâmetros do 3D atual. Adoro o “Harry Potter” em 3D e também “Avatar”.

TRAILER DO FILME "ANJOS DA NOITE - O DESPERTAR"


UOL - Parece mentira, mas quando “Anjos da Noite” surgiu era o primeiro filme a unir lobisomens e vampiros na tela grande...
Beckinsale -
Você se lembra quando isso era novidade? (risos). Estranho, não? Acho que você pode me chamar de uma criadora de tendências (risos). Eu me lembro direitinho quando me encontrei pela primeira vez com o Len (Wiseman) e ele me disse justamente isso: “já foram feitos muitos filmes de vampiros e de lobisomens, mas não há caso de uma série de filmes com os dois juntos”. Mas para a geração da minha filha esta é uma ideia óbvia: basta ligar a TV!

UOL - No início “Anjos”, era um misto de aventura com horror. Mas agora o elemento ficção científica também é importante...
Beckinsale -
É. Este é um filme mais voltado para o futuro.

UOL – “Anjos” também foi inovador ao ter como personagem principal uma heroína...
Beckinsale -
Este é um dos pontos mais interessantes da série para mim. Porque sim, ela é uma mulher, mas sem aquele “olhe como eu sou gostosa fazendo cenas de ação”, que é o que mata muitos filmes de aventura focados em uma personagem feminina. Selene não está tentando ser sexy, não é “camp”. Neste universo, acho que apenas “As Panteras” funcionam, elas são assumidamente “kitsch”.

UOL - Selene é a única personagem que você já teve de representar mais de uma vez na tela. Gosta deste aspecto novelesco de “Anjos”?
Beckinsale -
(rindo). Não muito, para dizer a verdade. Eu nunca fiz TV na vida. Nunca fiquei em um personagem por meses, anos a fio. Ainda é uma experiência radical e estranha cada vez que volto a viver Selene.