Topo

Dirigido por dupla de paulistas, "Trabalhar Cansa" é exibido em festival de artes no Texas

Cena do filme ""Trabalhar Cansa"", longa de Juliana Rojas e Marco Dutra - Divulgação
Cena do filme ''Trabalhar Cansa'', longa de Juliana Rojas e Marco Dutra Imagem: Divulgação

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

09/03/2012 07h00

Depois de ser exibido nos festivais de Cannes e Londres e em outros eventos europeus, “Trabalhar Cansa”, da dupla de cineastas paulistas Marco Dutra e Juliana Rojas, terá sua primeira exibição nos Estados Unidos nesta sexta (9), no primeiro dia do festival de artes South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas.

Dutra, que está em São Paulo, trabalhando em outro projeto, contou ao UOL como receberam o convite para participar do evento norte-americano:

“Foi um negócio bem incrível. No ano passado, a gente levou o filme para diversos festivais e em Sitges [cidade que realiza o Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha], na Espanha, que é um dos maiores festivais de filmes de gênero, um dos curadores do SXSW viu ‘Trabalhar Cansa’, se apaixonou pelo filme e convidou a gente para participar”.

TRAILER DO FILME "TRABALHAR CANSA"


Dutra acredita que o filme tem recebido tantos convites para festivais por conta de sua capacidade de levantar debates em torno dos temas abordados – como relações de trabalho e diferenças sociais. “A recepção é diferente em cada país, mas o que eu senti é que as pessoas reagem de um jeito muito positivo – não é que todo mundo ama o filme, mas gera muita discussão, um debate muito legal, que eu acho raro de ver, de maneira geral. Não que a gente quisesse fazer isso, mas é legal que tenha sido assim. Acho que a percepção disso por parte dos curadores foi o que levou o filme até outros festivais”, diz.

A expectativa agora, é em relação à recepção do público norte-americano, que, para Dutra, é muito diferente do europeu. “Fui para Sundance acompanhar outro material e vi que a relação dos americanos com os filmes é muito diferente da dos europeus. É mais acalorada. É como se cada filme fosse um show de rock. Ir ao cinema é uma diversão cotidiana deles. E ‘Trabalhar Cansa’ é um filme que tem muito pouco de espetáculo – em termos de efeitos, imagem, som. Então, estou muito curioso para saber o que pode acontecer”, conta.

“Trabalhar Cansa” será exibido no SXSW nesta sexta, às 23h30, no horário local (2h30 de sábado, no horário de Brasília) e ainda terá mais duas sessões, nos dias 11 e 16 de março. A codiretora Juliana Rojas também não acompanha o filme porque está em Paris, trabalhando em outro projeto. O festival South by Southwest é realizado entre 9 e 18 de março e ainda conta com shows  e palestras.