Topo

Filme que mistura soldados e orgulho gay faz sucesso em região conservadora da Europa

Membros da comunidade gay da Sérvia protestam em Belgrado (10/10/10) - AP
Membros da comunidade gay da Sérvia protestam em Belgrado (10/10/10) Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 13h50

Uma comédia sobre um guerrilheiro sérvio que contrata veteranos inimigos para proteger um evento do orgulho gay está fazendo um sucesso improvável na península balcânica, no sudeste da Europa.

"The Parade", uma comédia de humor negro feita por um diretor sérvio, obteve a maior bilheteria em muitos anos região da antiga Iugoslávia, mesmo sendo esse um local em que a homofobia é profundamente enraizada.

A produção atraiu mais de meio milhão de pessoas desde o seu lançamento, em outubro. E também está sendo aclamada na Sérvia, Croácia e Bósnia - algo que nenhum filme local conseguiu desde as guerras da década de 1990.

"Toda a região está unida pela primeira vez para apreciar o filme", disse o diretor Srdjan Dragojevic, em entrevista.

"The Parade", premiado no festival de cinema de Berlim este ano, foi rodado na capital sérvia de Belgrado. No enredo, um casal gay tenta organizar uma parada gay em meio a ameaças de violência de grupos de extrema direita.

O crítico de cinema Milan Vlajcic disse que o sucesso do diretor reside no fato de que ele conseguiu enviar uma mensagem universal de tolerância, sem transformar o filme em uma ferramenta de propaganda.

(Com informações da AP)