Topo

Cacá Diegues retoma produção de "O Grande Circo Místico", com Lázaro Ramos

Cacá Diegues no lançamento do festival Cine PE 2012 - Aline Arruda/Divulgação
Cacá Diegues no lançamento do festival Cine PE 2012 Imagem: Aline Arruda/Divulgação

Ana Okada

Do UOL, em São Paulo

12/04/2012 07h00

O diretor Cacá Diegues voltou a trabalhar na produção do filme "O Grande Circo Místico", baseado no poema de Jorge Lima. Segundo o diretor, que esteve na divulgação do festival Cine PE nesta quarta-feira (11), em São Paulo, as filmagens devem começar entre o final deste ano e o início do ano que vem, e o lançamento está previsto só para o final de 2013.

Segundo o diretor, o filme é um "velho sonho". Ele havia interrompido a produção em 2010 por conta da organização de "5x Favela - Agora Por Nós Mesmos", filme escrito e dirigido por jovens cineastas de favelas do Rio de Janeiro e produzido por Diegues.

O ator Lázaro Ramos é o primeiro nome confirmado da produção, que conta a história de amor entre um aristocrata e uma acrobata, junto com a saga da família austríaca dona do Grande Circo Knieps. Ramos fará o mestre de cerimônia do circo, e Diegues diz que pretende usar "o máximo de artistas circenses possível" no longa.

O poema ficou conhecido pela peça de mesmo nome feita em 1983, mesclando música, balé, ópera, circo e teatro, com trilha sonora de Edu Lobo e Chico Buarque.

Para a trilha sonora de "O Grande Circo Místico", o diretor diz que pretende fazer novas versões, mas ainda não adiantou quais músicos irão participar. Dentre as músicas de "O Grande Circo Místico" estão "Beatriz", "Meu Namorado", "Ciranda da Bailarina" e "A história de Lily Braun", que ganhou nova versão recentemente, feita por Maria Gadu.