Topo

Cannes homenageia Claude Miller exibindo seu último filme no encerramento do festival

Cineasta francês Claude Miller chega para a entrega dos prêmios Cesar, em Paris (22/8/2008) - Francois Durand/Getty Images)
Cineasta francês Claude Miller chega para a entrega dos prêmios Cesar, em Paris (22/8/2008) Imagem: Francois Durand/Getty Images)

Do UOL, em São Paulo

18/04/2012 15h04

A adaptação do diretor francês Claude Miller para o romance “Thérèse Desqueyroux” é o filme que encerrará o festival de cinema de Cannes 2012. Com Audrey Tautou como protagonista, o longa será exibido no dia 27 de maio no Grand Théâtre Lumière. Em comunicado emitido pelo festival nesta quarta (18), a organização dedicou a noite de encerramento ao cineasta, sua família, amigos e produtores. 

Claude Miller morreu no dia 4 de abril, aos 70 anos. No dia de sua morte, o festival escreveu em sua conta no Twitter: "Dia de tristeza, Claude Miller morreu". Claude recebeu o Prêmio Especial do Júri, em 1998, por "La Classe de Neige".

Miller nasceu em 20 de fevereiro de 1942 em Paris e iniciou a carreira como assistente de uma das grandes figuras do cinema francês, o diretor Marcel Carné. Dirigiu seu primeiro longa-metragem, "La Meilleure Façon de Marcher" em 1976, e o primeiro grande sucesso veio em 1981 com "Garde à vue", que tem como protagonistas Lino Ventura e Michel Serrault. Em seguida dirigiu "Ronda Mortal".