Topo

"O coração da gente bate mais forte", conta ator sobre volta à franquia "American Pie"

Eddie Kaye Thomas em cena de "American Pie: O Reencontro" - Divulgação
Eddie Kaye Thomas em cena de "American Pie: O Reencontro" Imagem: Divulgação

Eduardo Graça

Do UOL, em Atlanta

22/04/2012 07h00

Faz um calor de 40 graus na cidadezinha de Monroe, um subúrbio de Atlanta, na Geórgia, no coração do Sul dos Estados Unidos. E Eddie Kay Thomas, o Finch, não para de reclamar. Do frio. "É que nas cenas internas a produção liga aparelhos de ar-condicionado gigantescos e não consigo parar de tremer. Em seguida, filmamos as externas e é um calor do cão, com a umidade beirando os 100%. É duro!", diz o ator de 31 anos, em dúvida se coloca ou não um casaquinho esportivo, antes de respirar fundo por um segundo, olhar para os lados e recriar uma daquelas expressões meio de enfado, meio de sabichão de plantão, típicas de seu personagem no universo de "American Pie". "Desculpe, você percebeu que viajei para outro planeta, né? É que simplesmente não é possível não se ter um 'déja vu', sabe? Vários sets do primeiro filme foram reconstruídos, você viu? A casa do Jim, a do Stiffler, onde as festas todas rolavam, o colégio. Faz o coração da gente bater mais forte", diz o ator de 31 anos.

Quando a reportagem do UOL baixou em um dos principais sets de filmagem de "American Pie: o Reencontro", os meninos que em 1999 (com "American Pie – A Primeira Vez É Inesquecível") reinventaram a comédia teen no assumido tributo a clássicos da pilantragem adolescente de Hollywood ("O Clube dos Cafajestes", com John Belushi; "Almôndegas", com Bill Murray e, acima de todos, a seqüência interminável iniciada em "Porky's – a Casa do Amor e do Riso", são influências óbvias dos diretores Paul e Chris Weitz) com uma pitada do sarcasmo angustiado de John Hughes (pense em "Clubes do Cinco", mas especialmente "Curtindo a Vida Adoidado") estão se preparando para filmar uma das cenas derradeiras do novo filme. É a despedida da gangue, no diner Dog Years, localizado na fictícia East Great Falls, depois de uma série de acontecimentos hilários gerados pela reunião de ex-alunos promovida pela escola, mote do "Reencontro". Lá estão Jim (Jason Biggs), Stiffler (Sean William Scott), Oz (Chris Klein), Kevin (Thomas Ian Nicholas) e, claro, o Finch de Kay Thomas. Todos mais velhos, não necessariamente mais sábios, mas com recordações doces sobre o verão em que decidiram estabelecer o pacto de perder a virgindade na noite de formatura da escola.

"Ah, mas você pode atestar que nós mudamos muito", diz Jason Biggs, quase sério, para continuar, em uma sonora gargalhada: "No primeiro filme tínhamos 17, 18, 20 anos, e agíamos no set como se tivéssemos dez. Agora somos trintões, mas agimos como se tivéssemos oito!, é outra coisa", diz. As brincadeiras durante as filmagens, revela Kay Thomas, passam por chutes-surpresa nos testículos dos amigos e invencionices que quase sempre giram em torno da flatulência alheia. Quando o repórter pergunta qual seria a forma de distração preferida do elenco feminino, que mais uma vez inclui a Michelle de Alyson Hannigan, a Vicky de Tara Reid e a Heather de Mena Suvari, Kay Thomas é rápido no gatilho: "Mas eu estava falando delas!", diz, gerando mais uma explosão de riso.

Suvari também parece achar graça de tudo. No intervalo para o almoço são seus os sons mais altos de contentamento ao ouvir as tiradas dos colegas de trabalho. "A primeira vez que sentamos novamente para ler os textos rimos muito e fomos pegando o ritmo rapidamente. Na mesa do almoço o nível foi baixando tão rapidamente... mas não me assusto mais. Tenho três irmãos, sei como é quando um bando de marmanjo se junta, me divirto horrores", diz. No filme, a mais conservadora e doce Heather finalmente mostra suas garras ao se reencontrar com Oz e a nova namorada do agora apresentador de programa esportivo na Califórnia.

Chris Klein, 33, passa a impressão de ser o único do grupo a trazer as técnicas do 'method acting' para o set do verão americano. Ele conversa com o repórter com as interlocuções e pausas típicas das figuras mais caricatas do mundo esportivo ianque. "O que Jason quis dizer com nosso comportamento juvenil é que somos, no fim, um bando de meninos que se conhece desde criança. "American Pie: o Reencontro" é fundamentalmente isso. E hoje nos permitimos ser um pouco mais moleques no set, já que na vida real somos adultos mais ou menos respeitáveis", diz.

O primeiro jantar da trupe na Geórgia, um estado conservador, foi em um restaurante nas redondezas de Monroe. Na mesa ao lado, um grupo exclusivamente feminino celebrava a despedida de solteira e, obviamente, as meninas se animaram com a presença, ao lado, do pessoal de "American Pie". Quem narra, com direito a fotos em seu celular para comprovar a veracidade da história, é Jason Biggs: "A sobremesa chegou e era um pênis gigante de chocolate, negro. É verdade! Olha aqui! E eu comi aquele pênis! Eu comi! Olha eu comendo! E foi muito bom! Foi provavelmente um dos melhores pênis que eu provei na vida! Você prestou atenção aos detalhes? Olhe as veias de caramelo! É um artista este cara que fez a torta!", diz.

Naquela que já é a mais famosa cena de "Reencontro" Biggs, famoso por transar com uma torta de maçã no primeiro filme da série, agora mostra como veio ao mundo, de frente e de trás. "Sim, meu pênis teve um papel maior do que o normal no filme. Ele terá seu próprio trailer, fiz um contrato especialmente para ele e tudo. Fiz seguro também, porque você nunca sabe. Para você ter uma ideia, aquele pênis da festa é tao similar ao meu, em tamanho, que pedi para o artista para criar um dublê para mim. Ficou ótimo!", diz, com a cara mais lavada do mundo.

Além do primeiro filme, um surpreendente estouro de bilheteria nos quatro cantos do planeta, a turma voltou a se encontrar em "American Pie 2" em 2001 e "American Pie: O Casamento", em 2003. Depois vieram apropriações da marca com elencos diferentes, boa parte dos filmes indo direto para DVD. "Vi alguns. A sensação era estranha. Alguns até tinham coisas engraçadas, um tinha uma cena de uma avó pegando um neto se masturbando. Hilário!", diz Kaye Thomas. Biggs lembra que Hollywood é mesmo uma senhora montanha. Altos e baixos, filosofa, são premissas do cinema americano. "Nestes 12 anos fiz filmes terríveis, outros melhores. Não me arrependo de nada, aprendi muito. E 'American Pie' é uma benção em minha vida. Depois do terceiro filme eu dizia, 'quero fazer coisas melhores e maiores', uma coisa bem idiota, mas, olha, eu volto sempre ao Jim. Sempre. E, claro, paga-se muito bem, não vou mentir", diz.

TRAILER DE "AMERICAN PIE: O REENCONTRO"

Segredos

Um dos segredos da forma de "American Pie" voltar a dar caldo está na cozinha do filme. A produção é assinada por Biggs e Williams Scott e os diretores, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg (de "Madrugada Muito Louca") são fãs ardorosos da série. "Eu os conheci no set de "Madrugada Muito Louca" e eles me adoravam, de graça, apenas por eu ser do elenco de "American Pie''. Eles dizem que o sonho deles era dirigir um filme com todos nós! Aqui no set é hilário, eles ficam apontando e rindo: olha lá o Jim! E o Stiffler! E a escola! Assim, sabe, admirados de estarem vivendo o sonho! Eles nos lembram o tempo todo o quanto nós também amamos o original", diz Kaye Thomas.

"Hayden e eu somos amigos da escola e nossa amizade se formou em torno dos filmes que gostávamos. Mais tarde, quando começávamos a tatear em Hollywood, vimos o trailer de 'American Pie' e pensamos: 'É isso! É o que queremos fazer um dia!'", diz Hurwitz. O amigo continua, de bate-pronto: "Quando começamos a pensar em filmar, era um deserto só. Não havia uma comédia adolescente com censura para adultos desde os anos 80. Aí apareceram os irmãos Farrelly, nós fizemos nossas coisas, e agora voltamos onde tudo começou", diz, nos poucos minutos livres antes de voltar a filmar a cena-chave do filme que, aliás, deixa um gostinho de quero mais.

Haverá mais um "American Pie"? "Não sabemos ainda, mas posso garantir que os filmes acompanham o rumo da minha vida. No primeiro, estava me formando no colégio. No segundo, minha universidade foi Hollywood, vivendo em Los Angeles. No terceiro, me casando. E agora, eu e minha mulher (a atriz Jenny Mollen) estamos conversando sobre termos um filho, exatamente como o Jim e a Michelle, que são pais em 'Reencontro'. Sempre há este paralelo", diz Biggs, lançando o desafio para roteiristas de plantão interessados em passear mais uma vez pelas ruas de East Great Falls.