Topo

Cineasta brasileiro Cacá Diegues vai presidir júri da Câmera de Ouro em Cannes

Cacá Diegues no lançamento do festival Cine PE 2012 - Aline Arruda/Divulgação
Cacá Diegues no lançamento do festival Cine PE 2012 Imagem: Aline Arruda/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 12h38

O cineasta brasileiro Cacá Diegues será o presidente do júri da Câmera de Ouro (Caméra D'Or) no Festival de Cannes 2012. O prêmio visa incentivar jovens talentos e será entregue no dia 27 de maio, durante a cerimônia do encerramento do evento.
 
Neste ano, o Brasil será o país de honra do festival, que acontece entre 16 e 27 de maio. Serão exibidos três clássicos do cinema nacional: "Xica da Silva" (1975), de Cacá Diegues, "Cabra Marcado para Morrer" (1984), de Eduardo Coutinho, e "A Ópera do Malandro" (1986), de Ruy Guerra.
 
Na mostra competitiva, a presença mais significativa para o Brasil é "On the Road", dirigido por Walter Salles em uma co-produção entre Estados Unidos, França e Inglaterra. Na mostra paralela, será exibido "A Música Segundo Tom Jobim", de Nelson Pereira dos Santos. 
 
No júri do prêmio Cinéfondation e da competição de curtas-metragens, o Brasil será representado por Karin Aïnouz, presidido pelo cineasta belga Jean-Pierre Dardenne e com participação da atriz canadense Arsinée Khanjian, do cineasta francês Emmanuel Carrère e do diretor de fotografia chinês Lik-wai Yu.