Topo

Festival de Cannes anuncia júri da mostra Um Certo Olhar

Cena do filme "Mystery", do diretor chinês Lou Ye, que abre a mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes - Divulgação
Cena do filme "Mystery", do diretor chinês Lou Ye, que abre a mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/05/2012 08h22

A atriz Leïla Bekhti, o diretor Tonie Marshall, o jornalista Luciano Monteagudo e a curadora Sylvie Pras foram selecionados para compor o júri da mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard), do Festival de Cinema de Cannes deste ano.

Na última semana, os organizadores do festival haviam anunciando que ator e diretor britânico Tim Roth presidirá o júri da mostra. Roth vai entregar o prêmio "Un Certain Regard" no dia 26 de maio, um dia antes do fim do Festival.

A seleção oficial da 65ª edição do Festival de Cannes, que acontece entre 16 e 27 de maio, será anunciada no dia 19 de abril, assim como os vinte filmes selecionados para Um Certo Olhar. O presidente do júri da seção oficial do Festival de Cannes será o ator e diretor italiano Nanni Moretti.

O filme de abertura da mostra será "Mystery", do diretor chinês Lou Ye. O filme de encerramento é "Renoir", do diretor francês Gilles Bourdos. Em 2011, o Un Certain Regard foi atribuído a "Arirang", dirigido por Kim Ki-Duk (Coréia) e "Halt Auf Freier Strecke" por Andreas Dresen (Alemanha).