Topo

Em alta no cinema e na TV, vampiros rondam a seleção do Festival de Cannes 2012

Cena do filme "Mekong Hotel", de Apichatpong Weerasethakul - Divulgação
Cena do filme "Mekong Hotel", de Apichatpong Weerasethakul Imagem: Divulgação

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes

15/05/2012 07h00

A volta dos vampiros na saga “Crepúsculo” vê seus efeitos se expandirem no Festival de Cannes. O italiano Dario Argento, veterano dos filmes de terror e responsável por clássicos como “Prelúdio para Matar” (Profondo Rosso, 1975) e “Suspiria” (1977), estreia no festival “Dracula 3D”, primeira grande produção sobre o conde vampiro em três dimensões.

Fiel à história do livro de Bram Stoker, “Dracula 3D” promete um banho de sangue retrô e deliciosamente kitsch. Rodado em inglês, o filme tem no elenco Rutger Hauer como Van Helsing, o caçador de vampiros, e Asia Argento, filha do cineasta.

Depois do macaco-fantasma de “Tio Boonmee que pode recordar suas vidas passadas”, Palma de Ouro em 2010, o tailandês Apichatpong Weerasethakul traz a Cannes uma enigmática mãe-vampira no filme “Mekong Hotel”, mistura de documentário e ficção rodado no hotel do título, localizado em uma das margens do rio Mekong, fronteira natural entre a Tailândia e o Laos. O filme foi rodado num período de grandes enchentes em seu país.


Robert Pattinson e Kristen Stewart, o casal de “Crepúsculo”, desembarcam em Cannes separados para defenderem seus novos filmes e se livrarem do estigma de Edward e Bella. Pattinson vive Eric Packer, um bilionário de 28 anos que atravessa de limusine uma Nova York em convulsão em “Cosmopolis”, novo filme de David Cronenberg (“Um Método Perigoso”) baseado num célebre romance do americano Don DeLillo.

Stewart encarna Marylou, a principal amante de Dean Moriarty no road movie “Na Estrada”, de Walter Salles, inspirado no célebre romance beatnik “On the Road”, de Jack Kerouac, publicado em 1957. A julgar pelo trailer, ela aparece bem mais solta e sexy do que na saga “Crepúsculo”, contracenando com um elenco que inclui Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Garret Hedlund, Sam Riley, Amy Adams e Alice Braga.