Topo

Drama de guerra tem fortes chances de conquistar a Palma de Ouro

O ucraniano Sergei Lonitza, diretor de "Na Neblina", um dos concorrentes à Palma de Ouro em Cannes (25/05/2012) - AFP  / LOIC VENANCE
O ucraniano Sergei Lonitza, diretor de "Na Neblina", um dos concorrentes à Palma de Ouro em Cannes (25/05/2012) Imagem: AFP / LOIC VENANCE

Thiago Stivaletti

Do UOL, de Cannes

26/05/2012 09h53

“V Tumane” (Na Neblina), drama de guerra dirigido pelo ucraniano Sergei Loznitsa, entrou forte na competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes. Em 1942, na ex-União Soviética ocupada pelos alemães, o ferroviário Sushenya é preso junto com um grupo de sabotadores. Um oficial alemão decide executar todo o grupo, mas poupa Sushenya da morte e o liberta. O homem começa então a ser acusado de traição pelas pessoas de sua própria comunidade.

Dois soldados, um deles amigo de infância do ferroviário, decidem se vingar e o levam para o meio da floresta. A história de fortes conflitos morais, com ecos de Doistoievski, é filmada em 72 longos planos-sequência.

Loznitsa viu sua reputação aumentar em 2010 quando seu primeiro longa-metragem, “Minha Felicidade”, que estreou no Brasil, competiu no festival. “Há dez anos tenho vontade de fazer esse novo longa. Não é um filme sobre a guerra, mas sobre pessoas que se veem em certas circunstâncias. O que mais me interessou no livro original é que não há conflitos diretos com os inimigos. Eles acontecem entre os próprios membros da comunidade”, explicou o diretor em entrevista.

O diretor ucraniano chegou a pedir doações dos cinéfilos no site do filme (www.inthefog-movie.com) para conseguir finalizar seu filme. Mas três dias depois que as doações foram abertas, o governo russo aprovou o financiamento para a pós-produção e a coleta foi encerrada.