Topo

CineOP começa nesta quarta, com homenagem a Gustavo Dahl, Reginaldo Faria e Roberto Farias

Reginaldo faria e Antônio Fagundes em cena do filme "Pra Frente Brasil" (1982), de Roberto Farias, que abre a 7ª CineOP - Divulgação
Reginaldo faria e Antônio Fagundes em cena do filme "Pra Frente Brasil" (1982), de Roberto Farias, que abre a 7ª CineOP Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/06/2012 07h00

Começa nesta quarta-feira (20) a sétima edição da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizada na cidade mineira até o dia 25 de junho. O festival, que tem programação gratuita, apresenta um total de 70 produções brasileiras, entre curtas, médias e longas-metragens.

Entre os destaques da programação estão os três homenageados deste ano: Gustavo Dahl, Reginaldo Faria e Roberto Farias, cujo filme "Pra Frente Brasil" (1982) abre o evento, na noite desta quarta. Os três têm em comum o fato de terem iniciado sua produção entre as décadas de 1950 e 1960 e terem atravessado as diversas fases do cinema brasileiro que se seguiram, como as chanchadas, o Cinema Novo e a retomada.

Os três homenageados serão tema de debates e terão parte de sua produção exibida no evento, com filmes como "O Bravo Guerreiro", de Gustavo Dahl; "Barra Pesada" e "O Carteiro", de Reginaldo Faria; e "Cidade Ameaçada" e "O Assalto ao Trem Pagador", de Roberto Farias.

Além das homenagens, a Mostra de Ouro Preto apresenta uma panorama da produção contemporânea, com produções como "A Cidade é Uma Só?", de Adirley Queirós, "Vou Rifar Meu Coração", de Ana Rieper, e "Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor d’Alincourt".
 


7ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Quando:
20 a 25 de junho
Onde: Centro de Artes e Convenções, Cine Vila Rica e Praça Tiradentes
Quanto: grátis
Programação completa no site www.cineop.com.br