Topo

Diretor Leos Carax receberá o Leopardo de Honra no Festival de Cinema de Locarno

Diretor Leos Carax na sessão de fotos de "Holy Motors" na 65ª edição do Festival de Cinema de Cannes (23/5/12) - Pascal Le Segretain/Getty Images
Diretor Leos Carax na sessão de fotos de "Holy Motors" na 65ª edição do Festival de Cinema de Cannes (23/5/12) Imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 10h04

O diretor e roteirista francês Leos Carax receberá o prêmio Leopardo de Honra pela sua carreira na 65ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suiça, que acontece este ano entre os dias 1 e 11 de agosto.

“O soberbo ‘Boy Meets Girl’ e ‘Bad Blood’ seguem como os mais convicentes manifestos da antiestética dos anos 80. ‘Os Amantes de Pont-Neuf’ é um sonho de cinema poético e de ambição sem igual, enquanto, para mim, ‘Pola X’ é deslumbrante em sua beleza, sinceridade e escopo, é a obra-prima de Leos Carax", disse o diretor artístico do festival de Locarno, Olivier Pere.

O Leopardo de Honra homenageia a carreira do premiado, e é geralmente entregue a cineastas e profissionais criativos e audaciosos. Com o prêmio, Carax entra na lista que já tem Bernardo Bertolucci, Jean-Luc Godard, Abbas Kiarostami, entre outros.

Além da honraria, o festival exibirá cinco filmes de Carax: “Boy Meets Girl”, de 1984, “Bad Blood”, de 1986, “Os Amantes de Pont-Neuf”, de 1991, “Pola X”, de 1999, e “Holy Motors”, de 2012”, além de sua contribuição no filme “Tokyo!” com o segmento ‘Merde’.

“Holy Motors”, de 2012, foi o primeiro filme de Carax em 13 anos, e concorreu a Palma de Ouro na edição deste ano do Festival de Cannes.