Filmes e séries

Cão de "O Artista" imortaliza patas no cimento da calçada da fama

Robyn Beck/Reuters
Após estrelar em "O Artista", Uggie teve suas patas imortalizadas em Hollywood (25/6/12) Imagem: Robyn Beck/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

25/06/2012 17h40

Uggie, o ator canino de “O Artista”, imortalizou suas patas na calçada da fama de Hollywood nesta segunda-feira (25), informou a revista "The Hollywood Reporter".

Apesar do treinador do animal, Omar Von Muller, ter dito que a cerimônia do Oscar 2012 seria a última apresentação do animal, Uggie voltou brevemente da aposentadoria para promover o lançamento do DVD e Blu-Ray de “O Artista”. O cachorro saudou com latidos os fãs presentes ao evento diante do Grauman's Chinese Theater, em Hollywood, onde a partir de agora suas patinhas serão fotografadas por milhares de turistas junto às impressões deixadas por astros como Marilyn Monroe, Clark Gable e outras 200 estrelas de Hollywood.

Uggie chegou à festa em um caminhão de bombeiro e um bolo em formato de hidrante foi feito para homenageá-lo. Von Muller brincou que Uggie não está “se fingindo de morto” na aposentadoria, e que agora não vai mesmo fazer novas aparições públicas. Seu papel em "O Artista" valeu ao astro canino tantos aplausos que a indústria do espetáculo se rendeu ao idoso Jack Russell terrier: em 2001 Uggie ganhou a "Palma de Cachorro" de Cannes e recebeu o prêmio máximo do gênero nos Estados Unidos, a "Coleira de Ouro".

"Tudo mundo diz que sou um grande treinador, e não acho isso. Ele é que é um cachorro muito bom", afirmou Omar Von Muller, anunciando oficialmente a aposentadoria do bichinho. Segundo ele, os cães dessa raça são particularmente muito inteligentes.

O pequeno Jack Russell Terrier, nascido em 2002 e capaz de fazer todos os tipos de truque, sofre de uma doença neurológica e já está muito idoso para enfrentar o desgaste de uma filmagem. No entanto, continuará participando em aparições públicas, segundo seu dono. 

"Ele é tão fofo!", era a frase que mais se ouvia durante a cerimônia. Aproveitando todo esse carinho demonstrado pelos fãs e profissionais do espetáculo, o vereador Tom LaBonge anunciou a proclamação do dia 25 de junho de 2012 como o "Dia de Uggie na cidade de Los Angeles" e ofereceu uma torta em sua homenagem.

Depois de imprimir as quatro patas no concreto úmido, Uggie posou ao lado de um Collie e um Pastor alemão, representando os também idolatrados astros caninos "Lassie" e "Rin Tin Tin". 

Pêlo branco com uma mancha marrom na cabeça e olhar atento e meigo, Uggie atuou em vários filmes e várias propagandas, mas ganhou fama internacional graças a "Água para Elefantes" e "O Artista", vencedor de cinco Oscar, incluindo o de melhor filme.

* com informações da AFP. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
EFE
EFE
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
AFP
Cinema
do UOL
do UOL
Cinema
BBC
do UOL
EFE
Cinema
do UOL
do UOL
AFP
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Da Redação
do UOL
Topo