Topo

Mudanças na Academia de Hollywood afetam quatro categorias do Oscar

Estatueta gigante do Oscar enfeita o Kodak Theatre no dia da premiação de 2011 em Los Angeles, nos EUA - Getty Images
Estatueta gigante do Oscar enfeita o Kodak Theatre no dia da premiação de 2011 em Los Angeles, nos EUA Imagem: Getty Images

Do UOL, em SP

28/06/2012 17h52

A Academia de Artes Cinematográficas anunciou nesta quinta (28) mudanças nas regras da premiação nas categorias Música, Língua Estrangeira, Maquiagem e Efeitos Visuais.

A categoria Maquiagem foi renomeada Maquiagem e Penteado para incluir o trabalho dos hairstylists. Em Música (Canção Original), o comitê de executivos vai poder recomendar que um quarto autor de uma música seja considerado ao prêmio “em circunstâncias extraordinárias”. Isso muda uma regra de 2005, que determinava que apenas duas pessoas podiam ser indicadas.

Em Efeitos Visuais, o número de nomeados escolhidos pelo conselho será dez, quando antes poderia ser apenas sete. Os filmes de Língua Estrangeira terão que ser submetidos à Academia no formato 35mm, mas não mais precisam ser apresentados nesse formato em seus países de origem.

A academia informou que haverá outras mudanças, como mudança de datas e ajustes "organizacionais". As novas regras estarão em vigor para a 85ª edição do Oscar, que ocorrerá no dia 24 de fevereiro de 2013 no Dolby Theatre no Hollywood & Highland Center e será transmitido para mais de 225 países.