Topo

"Adorar um livro não é passaporte para uma adaptação", diz Walter Salles sobre "Na Estrada"

Alice Braga e Walter Salles na entrevista coletiva de "Na Estrada" (2/7/12) - Estefani Medeiros/UOL
Alice Braga e Walter Salles na entrevista coletiva de "Na Estrada" (2/7/12) Imagem: Estefani Medeiros/UOL

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

02/07/2012 12h46

O diretor Walter Salles disse nesta segunda-feira (2) que precisou de cinco anos para conseguir investimento para o filme "Na Estrada", que estreia no dia 13 de julho no Brasil. "Adorar um livro não é passaporte para uma boa adaptação", disse Salles, em São Paulo, ao lado da atriz Alice Braga, que faz parte do elenco do filme. Adaptado do famoso livro de Jack Kerouac, "Na Estrada" conta a aventura de dois amigos escritores que decidem pôr o pé na estrada e cruzar os Estados Unidos dos anos 50 para viver novas experiências.

Segundo Salles, a ideia inicial era fazer um documentário sobre Kerouac e a geração beat, pois não viveu essa cultura de drogas e libertação sexual. "Reencontrei pessoas que viveram essa época e pessoas influenciadas pelos livro, como [o diretor] Wim Wenders. Foi incrível. Conheci pessoas de 80 anos ainda jovens", acrescentou. Mesmo com a mudança de ideia, Salles continuou produzindo o documentário e pretende lançá-lo até o final deste ano. "É um documentário sobre tornar um filme possível".

A atriz Alice Braga, que atua no longa ao lado de estrelas como Kristen Stewart, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen, disse que quase chorou ao ser convidada integrar o elenco. "Walter sempre foi uma referência. Sempre foi um sonho trabalhar com ele. É alguém que faz diferença no nosso cinema. Quando ele me mandou e-mail, quase comecei a chorar. Eu sabia que era um projeto importante".

"Kristen Stewart é grande atriz da geração", diz Alice

Alice e Walter também falaram sobre o desempenho de Kristen Stewart (Saga "Crepúsculo") como uma das protagonistas de "Na Estrada". O diretor contou que o convite foi feito antes de Stewart atuar no fenômeno adolescente sobre vampiros. "A ideia era fazer o filme com atores que estavam começando", disse ele. "Quando a encontrei pela primeira vez, ela disse que adoraria fazer. Os anos passaram, ela disse que continuava sendo seu livro de cabeceira e que gostaria de fazer o papel".

Alice confirmou que Walter "descobriu" Kristen antes da saga "Crepúsculo" e que espera que as pessoas deixem de associa-la ao universo teen. "Ela é uma atriz completa desde pequena e mostra muito além da menina do 'Crepúsculo'. Espero que deixem de associa-la a um ídolo teen e que passem a vê-la como grande atriz de sua geração". 

Kristen Stewart vive Marylou, a amante liberal do jovem Dean Moriarty (Garrett Hedlund) – inspirados no poeta beat Neal Cassady e sua amante Luanne Henderson.

A atriz encara cenas ousadas de sexo a três e nudez – numa das cenas mais memoráveis, ela e os dois amigos estão nus no carro enquanto viajam de carro pelas estradas desertas.