Topo

Ator Ernest Borgnine morre aos 95 anos em Los Angeles

Ernest Borgnine participa da coletiva de imprensa da 17ª edição do Screen Actors Guild Awards, em Los Angeles (30/1/11) - Alberto E. Rodriguez/Getty Images
Ernest Borgnine participa da coletiva de imprensa da 17ª edição do Screen Actors Guild Awards, em Los Angeles (30/1/11) Imagem: Alberto E. Rodriguez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/07/2012 19h37

O ator americano Ernest Borgnine, conhecido pelo Oscar que recebeu em 1955 pelo filme "Marty" e por papeis em clássicos do cinema como "Meu Ódio Será sua Herança" e "A Um Passo da Eternidade", morreu neste domingo (8) aos 95 anos na cidade de Los Angeles.

Segundo seu porta-voz de longa data, Harry Flynn, Borgnine morreu de insuficiência renal no Centro Médico Cedars-Sinai ao lado de sua família.

Ernest Borgnine serviu a marinha por dez anos, antes de começar a sua carreira no cinema, servindo também o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. Além da carreira no cinema, o ator também trabalhou na TV americana nos anos 60, estrelando a popular série cômica "McHale's Navy", sendo indicado ao Emmy pelo papel. Ele também emprestou sua voz ao personagem Homem Sereia na série "Bob Esponja" até 2011 e apareceu em versão animada em "Os Simpsons".

Por sua contribuição às artes e à indústria do cinema, Borgnine, que participou como ator principal e coadjuvante em mais de 100 filmes em cinquenta anos de carreira, foi homenageado com uma estrela na famosa Calçada da Fama de Hollywood.