Topo

James Cameron pede a juiz que rejeite ação de roteirista que o acusa de plágio por "Avatar"

O diretor James Cameron posa ao lado no cartaz de "Avatar" durante evento em Los Angeles (22/4/7) - Getty Images
O diretor James Cameron posa ao lado no cartaz de "Avatar" durante evento em Los Angeles (22/4/7) Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/07/2012 09h53

O diretor James Cameron está pedindo legalmente a um juiz que rejeite a ação de um roteirista que o acusa de plagiar “Avatar”, segundo o site TMZ.

Trailer de "Avatar"

Bryant Moore, um roteirista e autor de ficção científica, entrou com uma ação contra Cameron em dezembro de 2011, acusando-o de roubar ideias de dois de seus roteiros e usá-las em “Avatar”. Além do diretor, Moore está processando também sua produtora e o estúdio 20th Century Fox. Ele pede uma indenização de US$ 2,5 bilhões.

Cameron agora pede a um juiz que rejeite a ação de Bryant Moore o mais rápido possível, dizendo que “Avatar” não tem nenhum elemento de seus roteiros, e que a Na’vi (raça alienígena de “Avatar”) é completamente diferente da raça alienígena de Moore, chamada de Aliança Gavadeen ou Os Polinizadores.

Além de Moore, Eric Ryder também entrou com um processo contra James Cameron e sua produtora por causa de “Avatar” em dezembro. Ryder, um ex-funcionário da produtora de Cameron, alega que concebeu a “ideia de um épico 3D cujo tema é o meio-ambiente” em 1997, e a ofereceu em 1999.