Topo

Morre, aos 70 anos, o ator britânico Simon Ward

Simon Ward como o bispo Stephen Gardiner na série "The Tudors" - Divulgação
Simon Ward como o bispo Stephen Gardiner na série "The Tudors" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/07/2012 18h23Atualizada em 23/07/2012 00h56

O ator inglês Simon Ward morreu nesta sexta-feira (20) devido a uma doença não divulgada, segundo seus assessores. Ward ficou conhecido ao interpretar o primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill, no filme "Young Winston". Seu último trabalho foi na série "The Tudors", em que atuou até 2010.

A morte do ator foi anunciada neste domingo (22) por sua assessoria, a Shepherd Management. Foi divulgado que Simon morreu "pacificamente" na sexta e que estava com a família ao seu lado. Não foi divulgada a causa da morte, mas o ator estava doente há algum tempo. Ele também sofria de policitemia, uma doença crônica no sangue.

Nascido na cidade de  Beckenham, em 19 de outubro de 1941, Simon Ward entrou em sua primeira escola de teatro aos 13 anos, onde ficou por oito anos, até entrar para a Academia Real de Arte Dramática, onde se formou.

Em 1971, ele ganhou o papel principal do filme "Young Winston", em que interpretou o primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill . O papel o levou à fama nacional e o ator chegou a ser nomeado para o Bafta e o Globo de Ouro.

O ator trabalhou em "O Jovem Leão", de Richard Attenborough, "Os Três Mosqueteiros" e "Os Quatro Mosqueteiros", ambos assinados por Richard Lester.

A carreira cinematográfica de Simon fez-se sobretudo nas décadas de 70 e 80. O ator se dedicou também ao teatro e a televisão. Seu último filme no cinema foi a versão de Peter Kosminsky de "O Monte dos Vendavais", de 1992.

Na televisão, Ward trabalhou em mais de três dezenas de títulos, entre séries, mini-séries e telefilmes. Os mais recentes foram "Judge John Deed", em que foi parte do elenco de 2003 a 2007 e na série "The Tudors" como o bispo Stephen Gardiner.

Simon era casado e deixa três filhas: Sophie Ward, Kitty Ward e Claudia Devlin.