Topo

"Toy Story" dos videogames, "Detona Ralph" investe na história dos jogos eletrônicos

Cena da animação "Detona Ralph" em que o personagem-título fala de seus problemas - Divulgação
Cena da animação "Detona Ralph" em que o personagem-título fala de seus problemas Imagem: Divulgação

André Forte *

Do UOL, em Los Angeles

08/08/2012 07h00

"Detona Ralph", nova animação da Disney, busca uma nova perspectiva na tendência que ganha cada vez mais corpo em Hollywood: as adaptações de jogos eletrônicos para o cinema. Em vez de eleger um videogame para dar vida aos seus personagens, os produtores, liderados por John Lasseter, preferiram optar por um "filme coral" ambientado nos bastidores desse universo tão curioso quanto divertido. É o mesmo princípio que regeu a franquia "Toy Story" e dará vida a uma longa lista de heróis e vilões, como o personagem-título e vários outros protagonistas da curta história do videogame. 

E, para quem não gosta de videogames, uma boa notícia: a equipe garante que o filme conseguirá usar o carisma e as características mais marcantes de alguns personagens dos games, sem abdicar do mais importante em uma produção que visa um público mais amplo e que não necessariamente tenha intimidade com o joystick: a diversão.

"Passei boa parte da minha adolescência nos fliperamas. Assim, quero passar uma mensagem nostálgica desses jogos antigos, apresentá-los aos meus filhos e às audiências mais jovens e até para quem nunca foi muito ligado nisso", explicou o diretor do filme, Rich Moore, ao UOL durante visita aos estúdios da Disney, em Los Angeles, onde a reportagem também assistiu a uma prévia de 25 minutos do filme.

NADA DE TRON

  • Divulgação

    "Tron" é videogame? Para o diretor Rich Moore, um dos filmes de ficção científica mais famosos da Disney não tem o perfil que ele procura para retratar em “Detona Ralph”. "Pessoalmente adoro ‘Tron’, mas não creio que é aquele tipo de coisa que as pessoas esperam encontrar em um filme sobre videogames", explicou.

A trama apresenta Ralph (dublado por John C. Reilly, de "Deus da Carnificina"), um vilão de um jogo clássico para fliperamas que, após 30 anos de sofrimento sem ao menos ter sua importância reconhecida no mundo dos games, resolve virar o jogo – literalmente – e buscar novos ares. Começa então uma viagem de Ralph a distintas gerações e estilos de games. Desde os rudimentares jogos dos anos 1980, passando por uma divertida e fofinha corrida em estilo "Mario Kart", até os violentos - e bem produzidos -, jogos de tiro atuais.

Na trama, Ralph encontra tanto ícones dos videogames quanto personagens originais da trama, como a sargento Callhoun (dublada por Jane Lynch, de "Glee") e a menina Vanellope von Schweetz (que é representada de forma hilária pela comediante Sarah Silvermann).

"Fiquei pensando em como retratar um personagem de videogame e me dei conta de algo interessante: eles nunca têm descanso! Desde que o jogador coloca a ficha no fliperama e começa a jogar até o fim, ele faz exatamente as mesmas coisas há anos!", brincou Moore. De fato, quando os personagens de "Detona Ralph" não estão no meio de um jogo, eles estão em uma Central dos Games, que é como um grande pátio onde eles se encontram nas (poucas) horas de descanso.

Fãs de videogames

Moore, que já trabalhou em séries como "Os Simpsons" e "Futurama", se diz fã dos vídeogames e, sem pensar muito, até admite seu preferido: "Pac-Man, sem dúvida. Amo Pac-Man. Tanto que um dos personagens que fiz questão que colocássemos no filme foi ele".

Além do personagem que ficou famoso por aqui como "Come-Come", outros heróis icônicos dos videogames também estarão presentes, como o ouriço velocista Sonic e o grande inimigo do Mario, o dinossauro Bowser.

"Teremos muitas referências além das que já foram mostradas. Os fãs de games certamente vão adorar notar cada detalhe", disse Renato dos Anjos, brasileiro que trabalha como supervisor de animação. "Sim, teremos muitas outras surpresas, mas não podemos contar agora", complementou o também líder dos animadores, Zach Parrich.

Por fim, Moore contou que, no geral, as produtoras de games foram muito receptivas. "Nós sabíamos que para fazer algo de videogames não podíamos lotar as cenas de personagens originais e desconhecidos. Por sorte, no geral as distribuidoras responsáveis por esses jogos ficaram bem empolgadas com a ideia de ver seus personagens retratados no filme".

Evoluindo com os videogames

DE MONSTROS A HUMANOS

  • Divulgação

    No começo dos esboços dos personagens, Ralph já teve visual de pé grande e até de urso. "Em dado momento do processo, chegamos à conclusão de que Ralph seria como um irmão mais velho para Vanellope na história e pensamos: ‘mas Ralph é um urso?' Então mudamos de ideia e o transformamos em um homem grandalhão", disse Moore.

Ao contrário de outros filmes da Disney, "Detona Ralph" mostra três ambientes distintos, que são, na verdade, os três jogos nos quais Ralph aparece. Isso, no entanto, se transformou na maior dificuldade para a produção.

Segundo o diretor de arte Adolph Lusinsky, cada cenário conta com o seu próprio estilo, tanto artístico quanto técnico, na animação dos personagens e cenários.

O primeiro deles, "Fix-It Felix Jr." é um jogo antigo dos anos 1980 e, obviamente, trabalha apenas com os desenhos de linhas retas e poucas cores dessa época. A cidade retratada no jogo, Niceland, é repleta de árvores "quadradonas" e objetos retilíneos. "O local remete ao simples, sem muitas cores e com pouca iluminação e efeitos especiais", explicou o supervisor de efeitos Dave Hutchins.

O segundo cenário, "Hero’s Duty" é um jogo de tiro em primeira pessoa totalmente inspirado em grandes produções para os videogames atuais, como "Gears of War" e "Halo". "Nos concentramos em criar um ambiente mais realista, como os jogos atuais. Os personagens são futuristas, a ação é frenética e há tiros e explosões para todo o lado", disse o supervisor de efeitos, Cesar Velasquez.

Por fim, Sugar Rush é um ambiente de jogo de corrida "fofinho" e multicolorido, como os da série "Mario Kart", onde Ralph encontrará a menininha travessa e destemida Vanellope Von Schwartz. "Você notará que tudo nele é feito de doces, desde as nuvens de algodão doce até os biscoitos nos pneus dos carros. Além disso, tudo é mais estilizado, lembrando os traços de desenhos japoneses", complementou Hutchins.

TRAILER DUBLADO DE "DETONA RALPH"

Responsável pela arte de Sugar Rush, a artista de desenvolvimento visual Lorelay Bove garante que as pistas de corrida mostradas nesse cenário são completamente originais. "Na verdade, não nos inspiramos nos games para decorá-las, mas apenas analisamos a forma como esses cenários são estruturados nos jogos".

Animadores passaram de fase
Assim como nos games, os animadores da Disney enchem o peito de orgulho para falar que a animação dos diversos mundos de "Detona Ralph" é certamente o grande chefe de fase a ser batido.

"É muito desafiador, porque em uma mesma cena você verá personagens de diferentes eras dos games se movimentando de formas diferentes e até baseados em suas contrapartes originais dos jogos", disse Zach Parrich.

DUBLAGEM A DOIS

  • Divulgação

    Quem assistir à hilária cena do primeiro encontro entre Ralph e Vanellope no mundo de "Sugar Rush" notará uma sinergia tão grande entre os dois personagens que pode até pensar que os dubladores gravaram o diálogo ao mesmo tempo. E realmente foi. "Eu queria algo natural, e a presença dos dois na dublagem é fantástica. John dispensa apresentação e Sarah Silvermann é uma comediante que sabe muito bem também fazer a parte dramática. E como os dois gravaram juntos, a conversa ficou muito natural", explicou o diretor.

Como exemplo, no trecho mostrado pela Disney, há uma cena em que os personagens do fliperama antigo “Fix-it Felix Jr.” estão dançando em comemoração aos 30 anos da franquia. Todos os personagens do jogo, incluindo o bom-moço Felix, se movimentam como os heróis de jogos dos anos 1980, ou seja, com movimentos "travados" e com poucos quadros de animação.

Entretanto, há convidados especiais, como Sonic, que se movimentam de forma mais natural e realista, além do próprio Ralph, que curiosamente não tem características oriundas dos games de 8 bits, já que ele transcende épocas ao participar de "Hero's Duty".

"Tivemos que pensar também na forma como os heróis reais se movimentam em seus jogos. Zangief, por exemplo, é um praticante de luta livre, então é normal que seus movimentos sejam parecidos com o de um lutador", explica Zach, enquanto se diverte imitando os trejeitos de urso do personagem russo de "Street Fighter".

Com tantas referências divertidas e com o retrospecto favorável da Disney em criar desenhos de mundos tão alternativos, como "Monstros S.A." e "Toy Story", não é exagero dizer que "Detona Ralph" tem potencial, de sobra, para se tornar um dos melhores filmes baseado em games da história do cinema. E se pensarmos bem nos exemplos lançados até hoje, o esforço para isso nem precisa ser tão grande.

* O jornalista viajou para Los Angeles a convite dos estúdios Disney