Topo

Âncora do "Daily Show" cutuca Pattinson em entrevista, mas ator se nega a comentar traição

Robert Pattinson na pré-estreia de "Cosmópolis", em Nova York (13/8/12) - Getty Images
Robert Pattinson na pré-estreia de "Cosmópolis", em Nova York (13/8/12) Imagem: Getty Images

Eduardo Graça*

Do UOL, em Nova York

14/08/2012 01h03

Não foi um dia fácil para Robert Pattinson. Na hora em que chegava para a entrevista com Jon Stewart, a primeira depois do imbroglio envolvendo sua namorada Kristen Stewart e o diretor Rupert Sanders, a limusine que o levava para o estúdio do "Daily Show", em Nova York, não parou para que o ator desse um alô para os milhares de fãs amontoados na entrada do teatro, e ouviu-se uma sonora vaia. Dentro do estúdio, Pattinson foi recebido por um Stewart mais ácido do que o de costume, que abriu os trabalhos com a pergunta: "O que tem acontecido na sua vida?". O ator respondeu apenas: “Eu não pretendo dizer nada”.

Com um movimento rápido, em meio aos risos da plateia, Stewart pegou dois copos de sorvete e propôs a Pattinson que se comportassem como 'duas amigas' prontas para conversar sobre os problemas sentimentais de uma delas. "Conta tudo, menina!", pediu, mudando o tom da voz.

O apresentador seguiu, todo lampeiro: "Tá tudo bem com você? Eu estou preocupado!". Pattinson só elogiou a qualidade do sorvete. Stewart devolveu, rápido: "A última vez em que eu terminei com alguém, curei assim, com sorvete. E, olha, menino, você tá melhor sozinho! Dá um chute logo nela, vai! E daí?". O apresentador, seguiu, agora em um tom aparentemente compreensivo: "Quando você é jovem e você termina com sua namorada, parece algo enorme, e parece que o mundo está acabando. Mas esta é primeira vez que eu vejo o mundo todo reagir desta maneira. É uma loucura! O que eu desejo para você é que resolva isso na privacidade do seu lar. Um abraço, até logo".

Sem jamais citar o nome de Kristen Stewart, aparentemente parte de um acordo com os assessores de "Cosmópolis", Stewart cercou o ator de todos os lados, até o último momento, em que desejou sucesso para Pattinson, dizendo que ele "vive um momento muito esquisito em sua vida".

De volta aos holofotes

Depois de ver sua vida amorosa exposta nos meios de comunicação, Robert Pattinson está de volta. O ator que ganhou fama como Edward Cullen, o charmoso vampiro de "A Saga Crepúsculo", foi a Nova York nesta segunda (13) para promover "Cosmópolis", adaptação para o cinema do romance de Don DeLillo. Na agenda, uma pré-estreia no MoMa e uma entrevista ao talk show de Jon Stewart no canal de televisão por assinatura Comedy Central.

Em nenhuma das ocasiões ele se dispôs a falar sobre a recente tragédia amorosa envolvendo Kristen Stewart, seu par romântico na saga vampiresca, namorada na vida real e protagonista de uma traição pueril. A jovem atriz, que recentemente trabalhou sob a direção de Walter Salles em "Na Estrada", se envolveu com o diretor de "Branca de Neve e o Caçador", filme no qual interpreta a pura e inocente personagem do título.

VEJA O TRAILER DE "COSMÓPOLIS"

Uma revista de fofocas norte-americana publicou fotos do affair em que Stewart e Rupert Sanders aparecem em situação no mínimo suspeita. Logo após a revelação, tanto a atriz quanto o diretor, que é casado e tem dois filho, divulgaram notas de desculpas aos seus respectivos companheiros.

No tapete vermelho que antecedeu a pré-estreia de "Cosmópolis" no MoMa, Pattison não foi questionado diretamente sobre o escândalo — os repórteres tinham direito a um número limitado de perguntas — mas a certa altura ele falou sobre as quentes cenas de sexo do filme. "Eu me sinto um pouco desconfortável fazendo isso", disse ele. "Quero dizer, algumas das cenas aqui eram complicadas, no sentido de que eu tinha que atuar no meio de uma cena de sexo."

Na quarta-feira, Pattinson estará no programa matinal "Good Morning America", na rede de TV norte-americana ABC.

* Com informações da agência AP