Topo

"Passion", de Brian De Palma, concorre a prêmio LGBT do Festival de Veneza

Cena de "Passion", de Brian De Palma - Reprodução
Cena de "Passion", de Brian De Palma Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/08/2012 15h28

Brian de Palma e Xan Cassavetes estão entre os diretores que concorrem ao troféu Queer Lion, que premia o filme que retrata melhor personagens gays, lésbicas, bissexuais ou transexuais. O prêmio existe desde 2007 e em 2011 foi conquistado por Al Pacino, com "Wilde Salome".

Neste ano, sete filmes estão na disputa. "Passion", de De Palma, foi classificado pelos organizadores do festival como um thriller erótico e conta a história de uma luta íntima de poder entre Christine (Rachel McAdams) e sua assistente, Isabelle James (Noomi Rapace). Já o filme de Xan Cassavetes, "Kiss of the Damned", retrata a história de duas vampiras e um roteirista que vivem próximos. O longa é a estreia de Xan, que é irmã do diretor Nick Cassavetes ("Diário de uma Paixão" - 2009).

O vencedor do prêmio é tradicionalmente anunciado no penúltimo dia do evento. A edição deste ano do festival se realiza entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.

Veja os concorrentes do Queer Prize:

"6 Sull’Autobus", de  Simone Dante Antonelli, Giacomo Bisordi, Rita de Donato, Irene di Lelio, Antonio Ligas, e Emiliano Russo
"Acciaio", de Stefano Mordini
"Cherchez Hortense", de Pascal Bonitzer
"Den Skaldede Frisor", de  Susanne Bier
"Kiss of the Damned", de Xan Cassavetes
"Passion", de Brian De Palma
"The Weight", de Kyu-hwan Jeon

Veja, abaixo, o trailer de "Passion":