Topo

Vencedor de festival no Rio, curta "O Fim do Filme" brinca com o ambiente da videolocadora

Cena do curta-metragem "O Fim do Filme", de André Dib - Divulgação
Cena do curta-metragem "O Fim do Filme", de André Dib Imagem: Divulgação

Letícia Mendes

Do UOL, em São Paulo

24/08/2012 11h17

O curta-metragem “O Fim do Filme”, que estreia nesta sexta-feira (24) no 23º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, se passa em uma videolocadora, onde o funcionário João não consegue se segurar e acaba contando os finais dos filmes aos clientes. Até que ele conhece uma garota que aluga sempre o mesmo DVD. Os dois excêntricos personagens se atraem por meio da paixão pelo cinema e passam a discutir sobre o verdadeiro significado do encerramento de uma trama.

André Dib, diretor e roteirista do curta, conta ao UOL que a proposta é justamente brincar com a metalinguagem. “Eu sempre gostei de filmes nos quais os personagens fossem também colocados como espectadores de algum outro filme dentro do filme. Acho que, ao colocar o personagem na mesma situação que nós, isso facilita nossa identificação com ele”, afirma.

Dib diz que a trama abre a possibilidade para diferentes leituras. Além de abordar a questão da importância que as pessoas colocam nos “finais de filmes”, o curta mostra como o cinema está presente e influencia o dia-a-dia. “Podemos ter sensações diferentes para um mesmo filme, dependendo do nosso estado de espírito ou ânimo no dia em que o assistimos. E também a ideia de ‘por que nós também não podemos nos ver como no final feliz de um filme?’”, conta o diretor.

Dib conheceu Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira, protagonistas do curta, quando eram alunos da EAD (Escola de Arte Dramática da USP). “Eu já tinha assistido a várias peças da turma deles e gostado muito do trabalho. Quando surgiu a oportunidade, eu os convidei para participarem do curta”, conta. Também participam do filme os atores globais Roney Facchini e Lígia Cortez.

A maior parte das filmagens foi feita na locadora 2001 Video, da avenida Sumaré, na zona oeste de São Paulo. Dib conta que teve que filmar tudo no horário da madrugada para não atrapalhar o funcionamento da loja. “Além do cansaço, a direção de arte teve um grande trabalho para descaracterizar a locadora do jeito que ela é e caracterizá-la para o filme todos os dias. Queríamos deixar a locadora com mais cor, com mais elementos que fossem interessantes visualmente. E depois, antes da locadora reabrir durante a manhã, ela tinha que estar exatamente do jeito que era”.

“O Fim do Filme”, que também conta com a direção de fotografia de Quico Meirelles, filho do cineasta Fernando Meirelles, ganhou o prêmio de Voto do Público no Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU), no Rio de Janeiro, na última sexta (17), em sua primeira exibição pública. No Festival de Curtas de São Paulo, o filme participa das mostras Panorama Paulista e Cinema em Curso. Abaixo, veja em quais dias e horários o filme será exibido.

Cinemateca Sala BNDES
dia 24, às 18h, e dia 30, às 17h
Cine Olido
dia 25, às 17h
Museu da Imagem e do Som
dia 25, às 19h, e dia 28, às 21h
Cinusp
dia 29, às 19h

Veja o trailer de “O Fim do Filme” abaixo: