Topo

Site PortaCurtas comemora 10 anos exibindo mais de mil curtas-metragens online

Site "Porta Curtas" completa dez anos - Reprodução
Site "Porta Curtas" completa dez anos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/08/2012 07h00

O PortaCurtas, site que possui mais de mil curtas-metragens brasileiros para exibição online gratuita, comemora 10 anos neste domingo (26). O site, lançado três anos antes do Youtube, foi pioneiro na difusão de filmes pela web, com quase 15 milhões de acessos a curtas brasileiros como os premiados "Ilha das Flores" e "Barbosa", do diretor Jorge Furtado.

O portal deve entrar em breve na plataforma NOW, da Net Serviços, com 200 filmes iniciais gratuitos para assinantes. O braço pedagógico do PortaCurtas, o CurtaNaEscola, já tem 60 mil educadores cadastrados em sua rede e mais de mil projetos pedagógicos já foram realizados por professores em salas de aula de todo o país, a partir da exibição, aos alunos, de curtas brasileiros disponibilizados pelo site.

PortaCurtas e CurtaNaEscola já receberam o prêmio Converge de Melhor Contribuição Web 2.0 à Internet Brasileira, nas categorias Entretenimento e Educação, respectivamente.

O site e o Festival de Curtas de SP colaboram entre si há mais de uma década: a Kinoforum, que organiza o Festival, fornece fichas de filmes para a catálogo de pesquisas do site e o Instituto Tamanduá, que gere o Portacurtas, oferece prêmios aquisição aos filmes exibidos pelo Festival mais votados pelos internautas.