Topo

Organizadores do Festival de Toronto lamentam a prisão do produtor sírio Orwa Nyrabia

Orwa Nyrabia (esq.) recebe o prêmio Catherine Cartlidge Foundation, durante o 18º Festival de Cinema de Sarajevo (14/7/12) - Elvis Barukcic/AFP
Orwa Nyrabia (esq.) recebe o prêmio Catherine Cartlidge Foundation, durante o 18º Festival de Cinema de Sarajevo (14/7/12) Imagem: Elvis Barukcic/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 14h57

Organizadores do Festival Internacional de Cinema de Toronto divulgaram um comunicado lamentando a prisão do produtor de cinema sírio Orwa Nyrabia, segundo o site Deadline. O produtor foi abordado na última quinta (23) no aeroporto de Damasco, na Síria, quando estava embarcando para o Cairo, no Egito.

“Nós estamos extremamente preocupados por sua detenção – cineastas devem ser permitidos a se expressarem por meio de seus filmes, sem medo de represália”, diz o comunicado.

Nyrabia foi levado em custódia por um dos serviços de segurança do regime sírio para ficar detido em uma cela. Desde então, não houve mais notícia. Militantes acreditam que ele tenha sido preso pelo regime como represália pela campanha contra a ditadura.

Nyrabia, que fundou e dirige o festival internacional de cinema Dox Box, é um militante contra o regime sírio. O evento é considerado uma forma de protesto contra a violênciade um governo em crise.

Um grupo de intelectuais brasileiros preparou uma carta para enviar ao governo do Brasil, pedindo pressão pela soltura de Nyrabia na Síria.