Topo

Herdeiros de Marilyn Monroe não poderão mais lucrar com sua imagem

Cena de "One Night With Marilyn", estrelado por Marilyn Monroe - Divulgação
Cena de "One Night With Marilyn", estrelado por Marilyn Monroe Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/08/2012 13h51

Desde sua morte em 1962, Marilyn Monroe perdurou em popularidade e em fortuna. De acordo com a Forbes, Monroe aparece em terceiro no ranking de celebridades que ganham dinheiro mesmo depois de morrer, com US$ 27 milhões de renda em 2011 – somente atrás de Michael Jackson e Elvis Presley.

O espólio de Monroe foi mantido bastante litigioso, protegendo sua personalidade de ser explorada por fotógrafos sem licença, vendedores de camisetas e até hologramas. Segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”, um pouco desta fortuna está ameaçada graças a uma decisão tomada pelo Tribunal de Apelações da Corte da Califórnia nesta quinta-feira (30). A partir de agora, ninguém terá o direito de negociar a imagem da atriz.

Os juízes afirmam que a empresa Marilyn Monroe LLC não pode alegar em tribunal que a lendária atriz estava vivendo na Califórnia no momento de sua morte, o que significa que seus herdeiros não podem tirar vantagem de leis generosas do estado que permitem que indivíduos sejam titulares de direitos em seu nome e imagem. A agência CMG Worldwide e Anna Strasberg, viúva de Lee Strasberg, professor de teatro de Marilyn são alguns dos que lucram com sua imagem.

Porém, uma diferença entre as leis da Califórnia e de Nova York fez com que o negócio tenha ido parar na justiça. Enquanto, na Califórnia, a legislação permite que celebridades tenham sua imagem negociada mesmo depois de mortas, em Nova York, no entanto, isto é proibido. Monroe tinha residências nos dois lugares.

A Corte decretou que as leis de Nova York devem valer para o caso, já que a atriz morreu lá, e os responsáveis pelos processos jurídicos registraram sua moradia em Nova York, pois assim as taxas cobradas seriam bem menores.