Cinema

"80 Million" representará a Polônia no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Divulgação
Cena do filme polonês "80 Million", que representará o país no Oscar 2013 imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

A Polônia escolheu "80 Million" para representar o país na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2013, segundo o site da revista “Variety”.

O filme traz diversos elementos de um thriller de aventura: um assalto a um grande banco; uma corrida contra o relógio e uma perseguição policial contra os bandidos. Mas o diretor Waldemar Krzystek quis realmente retratar um conto da moralidade política da era comunista na Polônia.

"80 Million" é baseado em uma história real e se passa na Breslávia dez dias antes do líder da junta militar polonesa Wojciech Jaruzelski declarar estado de exceção para reprimir o movimento pró-democracia Solidariedade. O filme acompanha o plano ardiloso de quatro ativistas do Solidariedade que querem retirar 80 milhões de zlotys (moeda polaca) da conta bancária do movimento.

Ao usar a fraude para despistar espiões do regime, que ficam sabendo do plano, os heróis do sindicato Solidariedade protegem o dinheiro para que ele seja usado mais tarde para construir um movimento alternativo de resistência.

"80 Million" não fez grande bilheteria em seu país, faturando US$ 793 mil desde que foi lançado em novembro de 2011. O comitê polonês do Oscar, liderado por Juliusz Machulski, espera que a Academia concorde que o filme “é focado em um período da história da Polônia de um modo universal, original e otimista”.

Os cinco candidatos finais ao Oscar de Filme Estrangeiro serão anunciados em 15 de janeiro de 2013, e a cerimônia acontece em 24 de fevereiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo