Topo

Com documentário sobre Michael Jackson, Festival de Toronto começa nesta quinta (6)

Cena de "O Grande Kilapy", selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto - Divulgação
Cena de "O Grande Kilapy", selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

06/09/2012 07h00

A 37ª edição do Festival de Cinema de Toronto começa nesta quinta-feira (6) no Canadá. Considerado um termômetro para a corrida posterior pelo Oscar, o evento vai até 16 de setembro e vai contar com filmes com Ryan Gosling, Tom Hanks e Robert De Niro, além da estreia de Dustin Hoffman como diretor.

É aguardada a pré-estreia do documentário "Bad 25", de Spike Lee, sobre o aniversário de 25 anos do lançamento do álbum "Bad", de Michael Jackson. Outras pré-estreias aguardada será "Emperor", drama com Tommy Lee Jones sobre a ocupação norte-americana no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Um dos destaques entre os concorrentes no festival será o filme "The Company You Keep", dirigido pelo astro Robert Redford, que conta a história de um advogado defensor dos direitos humanos que vê sua verdadeira identidade prestes a ser revelada por um jovem repórter, interpretado por Shia LaBeouf. O roteiro foi escrito com base no romance de Neil Gordon, de 2003.

Outra atração, segundo o site Deadline, será o longa "Before Midnight", cujo lançamento estava previsto para 2013. Estrelada por Ethan Hawke e dirigida por Richard Linkater, a produção encerra a trilogia iniciada por “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr do Sol” e foi gravada na Grécia.

A mostra também contará com eventos para divulgar o trabalho de cineastas de Mumbai, na Índia.

Entre os brasileiros, o filme "O Grande Kilapy" foi um dos selecionados para ser exibido durante o evento.

*Com informações da agência de notícias Reuters