Topo

Com Ryan Gosling, "The Place Beyond the Pines" discute paternidade

Bradley Cooper (à esq), Eva Mendes e Ryan Gosling posam para os fotógrafos na exibição do filme "The Place Beyond The Pines" (7/9/12) - Warren Toda/ Reuters
Bradley Cooper (à esq), Eva Mendes e Ryan Gosling posam para os fotógrafos na exibição do filme "The Place Beyond The Pines" (7/9/12) Imagem: Warren Toda/ Reuters

Mariane Morisawa

Especial para o UOL, de Toronto

08/09/2012 14h51

Em “Namorados para Sempre”, Ryan Gosling tentava remendar um casamento em seus últimos suspiros. Agora, em “The Place Beyond the Pines”, do mesmo diretor, Derek Cianfrance, ele busca ser um bom pai para seu filho, que conhece quando já tem 1 ano de idade.

O filme exibido em sessão de imprensa na manhã deste sábado (8) no Festival de Toronto tem, porém, muito mais ação do que “Namorados para Sempre” e é cheio de surpresas.

Gosling interpreta Luke, que trabalha num parque de diversões como um dos motoqueiros do globo da morte. De passagem por uma pequena cidade, recebe a visita de Romina (Eva Mendes) e descobre que é pai de um bebê de 1 ano.

Luke abandona tudo para cuidar do filho. Só que o trabalho como mecânico não rende muito, e ele acaba tentando roubar bancos. O outro lado da moeda é Avery (Bradley Cooper), um policial novato, também pai de um nenê e tentando contrariar seu próprio pai, um juiz aposentado.

“The Place Beyond the Pines” fala de paternidade, mas também de violência e da relatividade do bem e do mal, essa noção tão difundida pelo cinema de Hollywood.

Discutir mocinhos e bandidos não é novidade, mas o diretor achou uma forma interessante: alterna seus protagonistas, focando primeiro na história de Luke, depois na de Avery, até pular 15 anos e chegar na dos filhos.

É essa bossa, somada as boas atuações de Gosling e Mendes e uma câmera nervosa, colada em cada respiro dos personagens, que fazem a força do filme.