Topo

Cinegrafista do clássico "Tubarão", de Spielberg, morre aos 78 anos

Valerie e Ron Taylor, especialistas em tubarões que trabalharam no clássico de Steven Spielberg - Reprodução/SMH.com
Valerie e Ron Taylor, especialistas em tubarões que trabalharam no clássico de Steven Spielberg Imagem: Reprodução/SMH.com

Do UOL, em São Paulo

10/09/2012 08h55

O australiano Ron Taylor, que filmou algumas das cenas subaquáticas do clássico “Tubarão” (1975), morreu aos 78 anos após uma longa batalha contra o câncer.

Taylor, que tinha leucemia há dois anos, faleceu neste domingo (9) em um hospital em Sydney, declarou Andrew Fox, que trabalhou ao lado dele com conservação de tubarões ao longo de décadas.

Taylor e sua mulher Valerie passaram anos filmando tubarões brancos e tentando divulgar que esses animais, apesar de ferozes, mereciam respeito. Foi assim que Steven Spielberg fez o convite para o casal participar das filmagens de “Tubarão”.

Ele e Valerie filmaram alguns documentários sobre tubarões, incluindo "Shark Hunters" e a série de TV "Inner Space". Em "Operation Shark Bite", sua mulher usa um terno de malha projetado pelo casal para afastar os danos de um ataque de tubarão, escapando sem ferimentos.

Em 2003, Taylor foi nomeado membro da Ordem da Austrália, uma das maiores honras para um cidadão australiano, por seu trabalho com conservação. Valerie recebeu a mesma homenagem em 2010.

*Com informações da agência Associated Press