Topo

Conhecido pelos dramas, Nick Cassavetes enlouquece com "Yellow"

Cena de "Yellow", filme de Nick Cassavetes - Reprodução
Cena de "Yellow", filme de Nick Cassavetes Imagem: Reprodução

Mariane Morisawa

Especial para o UOL, de Toronto

10/09/2012 07h50

O novo filme de Nick Cassavetes é “Yellow” (“amarelo”, na tradução literal), mas poderia se chamar “deu a louca no Nick Cassavetes”. A produção, exibida em sessão de imprensa na noite deste domingo (10) no Festival de Toronto, é muito diferente dos trabalhos anteriores do cineasta, como “Diário de uma Paixão”, “Alpha Dog” e “Uma Prova de Amor”, dramas com doses mínimas de loucura.

“Yellow”, roteirizado e protagonizado pela senhora Cassavetes, Heather Wahlquist, é um mergulho na maluquice da vida moderna. Como toda mulher, a professora Mary Holmes (Heather Wahlquist) é obrigada a desempenhar diversos papéis. Para lidar com a multiplicidade de tarefas, os traumas do passado, as loucuras dos outros, só se drogando para não sentir nada e inventando uma realidade paralela, onde chove dentro da classe e há pedaços parecidos com musicais de Busby Berkeley. Mary tem uma relação complicada com a mãe Patsy (Melanie Griffith), a avó Mimi (Gena Rowlands) e a amiga Xanne (Sienna Miller) e se trata com o psicólogo sem nome (David Morse).

Há momentos surrealmente divertidos, como quando passarinhos animados vêm ajudar Mary, agora transformada em camareira de hotel. Por vezes, “Yellow” parece falar dos papéis reservados às mulheres no cinema – Mary é sexy demais para ser professora de jardim de infância e mora num apartamento cinematográfico demais para quem é professora – e brincar com os clichês dos filmes, seja tragédia, terror, de ação, independente. Mas na verdade qualquer tipo de ideia está bastante diluída, e no fim o longa parece pretender ser apenas uma fantasia engraçadinha na cabeça da protagonista. A falta de talento de Heather Wahlquist como atriz também não ajuda. Mas, no fim, “Yellow” pode entreter quem é capaz de apenas embarcar numa viagem, sem se preocupar em extrair grandes significados da trama.