Topo

Diretor Kim Nguyen, de "War Witch", fala sobre racismo durante o Festival de Toronto

O diretor canadense Kim Nguyen e a atriz congolesa Rachel Mwanza, do filme "War Witch", durante apresentação no Festival de Berlim 2012 (17/2/2012) - AFP PHOTO / JOHANNES EISELE
O diretor canadense Kim Nguyen e a atriz congolesa Rachel Mwanza, do filme "War Witch", durante apresentação no Festival de Berlim 2012 (17/2/2012) Imagem: AFP PHOTO / JOHANNES EISELE

Do UOl, no Rio

12/09/2012 15h50

Durante uma coletiva, nesta quarta (12), no Festival de Toronto, o diretor canadense Kim Nguyen recordou o momento em que ficou de frente com o racismo no mercado de distribuição de filmes. Nguyen que apresentou o filme 'War Witch" disse "recebeu respostas violentas" dos distribuidores uma vez que seu filme é protagonizado pela atriz negra Rachel Mwanza.

"Eu recebi respostas violentas que me diziam que uma atriz negra não vende, que não íamos vender o filme para o Japão, é esse tipo de coisas que você ouve", contou Nguyen em conversa sobre a distribuição de filmes canadenses para outros países.

Contudo Nguyen afirmou que teve total apoio dos produtores do longa, um drama que tem como plano de fundo a África. "Eles me disseram que eu precisa fazer o melhor filme possível e que confiavam em mim". disse o cineasta.

O desempenho de Mwanza como uma criança que precisa entrar para um exército de rebeldes em "War Wicht", rendeu a atriz o Urso de Prata de melhor atriz no último Festival de Berlim.

O Festival de Toronto vai até o dia 16 de setembro.