Cinema

Bósnia-Herzegovina escolhe seu candidato ao Oscar de filme estrangeiro

Pascal Le Segretain/Getty Images
Diretora Aida Begic chega para a pré-estreia de seu filme, "Children Of Saravejo", em Cannes (21/5/12) imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

O filme “Children Of Saravejo” foi escolhido pela Associação de Cineastas da Bósnia-Herzegovina como o pré-indicado do país ao Oscar de melhor filme estrangeiro, segundo a revista Variety.

Dirigido por Aida Begic, o longa acompanha uma série de personagens que retomam sua vida na cidade de Saravejo após a guerra que atingiu o país entre 1992 e 1995, no processo de dissolução da antiga Iugoslávia.

A escolha do filme para disputar o Oscar foi feita por um comitê liderado pelo cineasta Danis Tanovic, vencedor de um Oscar de melhor filme estrangeiro, e outros diretores e produtores, como Ahmed Imamovic, Srdan Vuletic, Faruk Loncarevic, Elma Tataragic, Jovan Marjanovic, Srdan Sarenac e Ines Tanovic, além da figurinista Lejla Hodzic.

“Children Of Saravejo” foi exibido na mostra Um Certain Regard, no Festival de Cannes deste ano, e recebeu o prêmio especial do júri.

Os cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro serão anunciados no dia 15 de janeiro de 2013. Já a cerimônia acontecerá em 24 de fevereiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo