Topo

Sony Pictures compra direitos de exibição de primeiro filme feito por uma cineasta saudita

Haifaa Al Mansour posa com uma bicicleta no tapete vermelho de seu filme, "Wadjda" (31/8/12) - Gabriel Boys/Reuters
Haifaa Al Mansour posa com uma bicicleta no tapete vermelho de seu filme, "Wadjda" (31/8/12) Imagem: Gabriel Boys/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/09/2012 19h55

A Sony Pictures Classics anunciou hoje que adquiriu os direitos norte-americanos do longa "Wadja", que foi produzido com a ajuda da Razor Films, situada em Berlim. Escrito e dirigido por Haifaa Al-Mansour, "Wadja" é o primeiro longa-metragem filmado inteiramente na Arábia Saudita, e também o primeiro por uma cineasta árabe. As informações são do site Deadline Hollywood.

O filme teve sua estréia mundial no Festival de Cinema de Veneza 2012 e foi ovacionado. Ele ainda foi exibido no Festival de Cinema de Telluride, nos Estados Unidos, onde foi descoberto pela Sony Classics.

A Sony Classics e a Razor Films já uniram forças para distribuir o filme "Valsa com Bashir", indicado ao Oscar de 2009.

O filme conta a história de uma menina de 10 anos chamada Wadjda, que desafia as tradições sauditas quando decide comprar uma bicicleta, o que não é permitido para as meninas de respeito. Quando não consegue apoio da mãe, ela vê em uma competição escolar, um recital do Alcorão, a chance de conseguir o dinheiro para realizar seu sonho.

Haifaa Al-Mansour é a primeira cineasta da Arábia Saudita. Através de "Wadjda", Haifaa espera ganhar espaço para dar voz às mulheres sauditas.

"Venho de uma pequena cidade na Arábia Saudita, um país onde a exibição de filmes em público é ilegal. Escrever e dirigir o primeiro filme a ser rodado dentro da Arábia Saudita foi além dos meus sonhos"

 "Wadjda" será lançado em 2013.