Topo

Vencedor do público em Toronto, "Silver Linings Playbook" pode concorrer ao Oscar, diz revista

"Silver Linings Playbook", de David O. Russell - Divulgação
"Silver Linings Playbook", de David O. Russell Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/09/2012 13h33

Vencedor do Festival de Toronto como favorito do público, o drama “Silver Linings Playbook”, de David O. Russell, pode conquistar uma vaga na Oscar 2013, analisou a revista “The Hollywood Reporter”.

Para a publicação, a repercussão do filme em Toronto aponta que o filme deve receber uma série de indicações ao prêmio, principalmente nas categorias de filme, diretor, ator, atriz, coadjuvantes e roteiro adaptado.

Baseado em um romance de Matthew Quick, “Silver Linings Playbook” conta a história de um professor depressivo (Bradley Cooper) que, depois de permanecer internado por quatro anos, volta para o cuidado de seus pais (Robert De Niro e Jacki Weaver). Enquanto ele tenta reconstruir sua vida e voltar para a ex-esposa (Brea Bee), ele se envolve com uma adolescente problemática (Jennifer Lawrence).

Na análise, a “Hollywood Reporter” lembrou que, dos últimos 34 vencedores do prêmio do público em Toronto, quase todos receberam indicações para o Oscar. Em conjunto, eles acumularam 105 indicações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, sendo dez na categoria de melhor filme e nove na categoria de filme estrangeiro.

Das 105 indicações, 39 se converteram em prêmios. O caso mais recente de vencedor em Toronto e no Oscar foi do filme “O Discurso do Rei”, que, na segunda premiação, levou os títulos de filme, ator, diretor e roteiro adaptado.