Filmes e séries

Festival de Brasília terá vencedores de mostra competitiva anunciados nesta segunda (24)

Divulgação
Cena de "A Última Estação", de Márcio Curi, que abriu o Festival de Cinema de Brasília Imagem: Divulgação

Carolina Gonçalves

Da Agência Brasil

O público que marca presença no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai conhecer na noite desta segunda-feira (24) a decisão dos jurados sobre quais foram os melhores filmes entre os que disputaram as cinco categorias do evento. Os prêmios das mostras competitivas somam R$ 635 mil.

VEJA LISTA DOS DEZ MELHORES FILMES

  • Divulgação

    Reportagem do UOL elege principais atrações
    do Festival de Cinema de Brasília; clique na foto

A disputa não deve ser decidida com facilidade. Na opinião do público ouvido ao longo dos últimos dias, as produções inéditas surpreenderam em qualidade, emocionaram e arrancaram gargalhadas e aplausos durante as sessões.

“Acho que este ano, os filmes estão ainda melhores. Não gosto muito da divisão dos documentários e ficção [de longas-metragens, criada este ano]. Mas é maior oportunidade de ter mais longas nas mesmas noites”, avaliou Andre Sanchez Natale, editor, montador e estudante de audiovisual.

Os nomes dos vencedores serão divulgados na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional, mesmo local que abrigou as exibições da edição deste ano do festival que, tradicionalmente, é realizado no Cine Brasília. A mudança, que é provisória, foi feita em função das obras que interditaram a principal sala de cinema da capital. A novidade dividiu opiniões entre o público e os comerciantes.

A funcionária pública Carolina Azevedo de Almeida enumerou as vantagens da sede provisória do evento. “É mais central, fica perto da rodoviária que é bom para as pessoas que não têm carro. Além disso, a sala é maior”.

Mesmo reconhecendo os aspectos positivos do Teatro Nacional, frequentadores assíduos do evento como a psicóloga Nara Vieira são categóricos em relação ao Cine Brasília. “Já deu saudade de lá. Aquele cinema é incrível. Tem que voltar para lá”.

Quem trabalhou do lado de dentro da Sala Villa-Lobos precisou se esforçar mais do que durante as exibições realizadas no Cine Brasília. Marileuza Barbosa Pires, que tinha que orientar o público sobre assentos, por exemplo, disse que, desta vez, o cansaço foi um pouco maior, mas admitiu que “foi ótimo” trabalhar na edição deste ano. “O melhor é ver todo mundo feliz, os atores e públicos com tantos estilos diferentes”, explicou.

Do lado de fora, comerciantes tradicionais de edições anteriores do Festivais de Brasília lamentavam o público que, segundo eles, estava reduzido.

“Achei fraco, e acho que é por ser tradição lá [no Cine Brasília]. Tem menos pessoas, mas aqui é mais bonito. Era para ter mais gente porque é junto da rodoviária”, disse Dinalva Paixão dos Santos, a baiana do acarajé conhecida há 15 anos pelo público do evento.

O comerciante Marco Antônio Alves da Costa calcula que vendeu menos da metade do que geralmente contabiliza no Cine Brasília. “Lá é muita gente, o povo indo e voltando, era briga por estacionamento porque não tinha vaga para tanta gente. Acho que deste espaço aqui, o povo não gosta” (veja trailer abaixo do filme "Esse Amor que Nos Consome").

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Roberto Sadovski
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
redetv
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
Cinema
redetv
redetv
redetv
redetv
Blog do Nilson Xavier
do UOL
Reuters
EFE
AFP
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Da Redação
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Topo