Topo

Diretores de "Miss Sunshine" lançam romance adolescente "Ruby Sparks" no Festival do Rio

Cena de "Ruby Sparks - A Namorada Perfeita" - Divulgação
Cena de "Ruby Sparks - A Namorada Perfeita" Imagem: Divulgação

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

28/09/2012 07h00

Numa noite de 2009, quando voltava, tarde da noite, para o pequeno apartamento de Nova York que dividia com o namorado, o também ator Paul Dano, Zoe Kasdan levou um susto: jogado num monte de lixo mas claramente visível havia o que,  inicialmente, ela pensou ser um corpo de mulher. “Nós morávamos perto do Macy’s e era um manequim”, Kazan conta. “Não sei por que, imediatamente me veio à cabeça o mito de Pigmalião, a história do escultor que ama tanto sua estátua que ela cria vida. Na manhã seguinte, eu não conseguia tirar a ideia da cabeça.”

Inspirada pelo incidente, Kazan – filha e neta de realizadores, respectivamente Nicholas e Elia Kazan – começou a escrever o que viria a ser o roteiro de "Ruby Sparks - A Namorada Perfeita", a história de um jovem escritor em crise que, ao cumprir um exercício proposto por seu analista, cria com tanta veracidade uma namorada ideal que ela, literalmente, salta de suas páginas para o sofá de sua casa. O filme é uma das principais atrações do Festival do Rio 2012 e será exibido nesta sexta (28), com a presença dos diretores Valeria Faris e Jonathan Dayton.

“Ela ia escrevendo e me mostrando o texto”, Dano relembra. “Eu estava trabalhando numa peça na Broadway, na época, e chegava em casa tarde e supercansado. Mas ela não dava trégua. Comecei a suspeitar que ela estivesse escrevendo sobre nós dois… mas então percebi que ela estava escrevendo para nós dois.”

Entretanto, quando Dano e Kazan – que trabalharam juntos, fazendo o papel de marido e mulher no western indie "Meek’s Cutoff" – começaram a circular o projeto, a resposta dos produtores não foi das mais entusiasmadas. “Diziam que não éramos famosos o bastante para ancorar um projeto”, Kazan recorda. A solução veio com um contato de Dano: o casal de diretores Faris e Dayton, com quem ele havia trabalhado em "Pequena Miss Sunshine".

“Todo mundo imagina que com o sucesso de "Pequena Miss Sunshine" o dinheiro e as oportunidades choveram no nosso colo, mas não foi bem assim”, diz Faris. “Desde então nós dois trabalhamos sem parar em vários projetos que, por vários motivos, não foram adiante. É muito desanimador.”

“Com Ruby Sparks, contudo, tínhamos algo com uma dimensão confortável”, Dayton acrescenta. “Algo que era mais possível de ser realizado.”

Utilizando referências “do cinema que nos apaixonou, o dos anos 1960 e 70”, Faris e Dayton construíram uma delicada reflexão sobre os dilemas da criatividade e – um tema muito caro ao coração de Kazan – o desejo obsessivo de controlar a pessoa que se ama. Como uma espécie de Venus – ou a Galateia do mito de Pigmalião — nouvelle vague, Ruby Sparks (Kazan) emerge do inconsciente do escritor (Dano) como uma coleção de qualidades e atributos que , nas palavras (irônicas ,como se verá) do irmão dele (Chris Messina) “não chegam a ser uma pessoa”. E na medida em que, perdida num mundo que não compreende, ela começa a criar as complicadas camadas de uma mulher de carne e osso, as coisas se tornam progressivamente difíceis na relação entre criador e criatura.

“Pigmalião certamente foi nosso ponto de partida, assim como My Fair Lady”, diz Dayton. “Mas sobretudo amamos o fato de ser um olhar novo sobre o mito, algo com tremendo poder mágico, mas ao mesmo tempo muito humano, muito emocional.”

“Essa foi nossa conversa essencial com Zoe”, Faris completa. “Que além do realismo mágico  do texto era preciso encontrar a verdade desses personagens, e ancorar a história firmemente na realidade.”


RUBY SPARKS - A NAMORADA PERFEITA (Ruby Sparks), de Jonathan Dayton, Valerie Faris. Com Paul Dano, Zoe Kazan, Annette Bening, Antonio Banderas. Estados Unidos, 2012. 104min. Panorama do Cinema Mundial - (LP) - 14 anos

SEX (28/9) 19:15 Odeon Petrobras [OD004]
DOM (30/9) 16:30 Kinoplex Leblon 4 [KL010]
DOM (30/9) 21:30 Kinoplex Leblon 4 [KL012]
TER (2/10) 14:00 Kinoplex Tijuca 4 [KT017]
TER (2/10) 19:00 Kinoplex Tijuca 4 [KT019]
10:30 Est Sesc Rio 1
SAB (6/10) 17:40 Est Vivo Gávea 5 [GV543]
DOM (7/10) 19:30 Cine Carioca

* A programação é de responsabilidade da organização do Festival do Rio 2012. É recomendável checar horários e lotação no site oficial do evento ou nos telefones de informação listados.