Cinema

"Parada em Pleno Curso" mostra degradação física de doente terminal

Divulgação
Cena de "Parada em Pleno Curso", de Andreas Dresen imagem: Divulgação

Chico Fireman

Do UOL, em São Paulo

"Parada em Pleno Curso", que integra a seleção do Festival do Rio deste ano, não é um filme para qualquer um. Sem demérito para o espectador ou para a obra, que ganhou o prêmio da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes do ano passado. O fato é que um longa que acompanha com riqueza de detalhes a degradação física e mental de um homem que se descobre acometido por um câncer pode não ser bem digerido por todo mundo.

O diretor Andreas Dresden adota a postura de um médico diante do assunto: parece se afastar do objeto para assumir uma posição de neutralidade diante dele. Durante quase todo o filme, ele evita a manipulação emocional, que, ao mesmo tempo, enche histórias deste tipo de maneirismos dramáticos que geralmente simplificam o material à condição de acertos de contas ao mesmo tempo que ganham a função de dar conforto ao espectador, com “lições de vida” e demonstrações de carinho.

Aqui, acontece o inverso. Dresden parece quere ser fiel à gravidade da situação, sem abrir espaço para qualquer alento. O tom adotado é o de ultrarrealismo: o filme é um retrato minucioso da transformação nas vidas do personagem principal e de sua família depois da notícia. O quê documental do filme não poupa o espectador de cenas envolvendo procedimentos de enfermagem e de momentos dolorosos que reconstituem a perda das funções de um doente terminal.

O clima de racionalização incomoda bastante, mas é o diferencial do filme. A proposta fechada do diretor sofre um abalo quando ele recorre a um artifício fantástico talvez para fugir da secura do tema. É aí que um filme cruel, sobre a degradação de um ser humano, revela que existe um homem por trás das câmeras. Alguém que precisa recorrer a uma pequena epifania para dar conta de seu trabalho.


Parada em Pleno Curso (Halt Auf Freier Strecke) / (Stopped on Track), Diretor: Andreas Dresen. Alemanha, 2011. 110 min. Mostra: PANORAMA. Leg Elet Português. 14.

28/9/2012 - Est Vivo Gávea 5 - 17:30 - GV503

30/9/2012 - Est Sesc Rio 1  - 12:15 - ER114

30/9/2012 - Est Sesc Rio 1  - 21:30 - ER118

3/10/2012 - Kinoplex Leblon 4 - 14:00 - KL021

3/10/2012 - Kinoplex Leblon 4 - 19:00 - KL023

9/10/2012 - Kinoplex Fashion Mall 2 - 16:30 - KF046

9/10/2012 - Kinoplex Fashion Mall 2 - 21:30 - KF048

* A programação é de responsabilidade da organização do Festival do Rio 2012. É recomendável checar horários e lotação no site oficial do evento ou nos telefones de informação listados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo